O Fluminense anunciou nessa terça-feira (7) a contratação do zagueiro do Chelsea, Thiago Silva.
Com 39 anos de idade, Thiago Silva retorna ao clube que o projetou para o mundo. Pelo que tudo indica, seu contrato deve ir até junho de 2026. Assim, é possível que o zagueiro jogue até os 41 anos - algo que pode não ser tão habitual para alguns clubes, mas sim para o Fluminense.
Fluminense aposta nos jogadores experientes
Com uma média de idade de 27,8 anos, o elenco do Fluminense é somente o quarto mais velho do Brasil, de acordo com estatísticas levantadas pelo site Transfermarkt. No entanto, com a chegada de Thiago Silva, o Tricolor passará a ser o segundo elenco mais velho da primeira divisão do Brasileirão, com uma média de 28,13 anos, atrás somente do Fortaleza (28,3).
Mas os números são ainda mais impressionantes quando se analisa somente o setor defensivo da equipe de Fernando Diniz. Imaginando um possível time titular com uma linha de defesa que começa com Fábio (43 anos), no gol, passando pelos laterais Samuel Xavier (33 anos) e Marcelo (35), e terminando com os dois zagueiros Felipe Melo (40) e Thiago Silva (39), a média somente deste setor pula para os 38 anos.
Apesar do treinador Fernando Diniz combater duramente as críticas em relação à idade avançada da sua equipe, o Fluminense não vem apresentando o mesmo futebol que o consagrou como o campeão da América na última temporada.
Mesmo Thiago Silva ainda conseguindo jogar em alto nível, é senso comum afirmar que o calendário brasileiro é muito mais exigente fisicamente, comparado ao europeu, ainda mais para um jogador de 39 anos.
Assim, resta agora saber se mesmo com a chegada de Thiago, somado a outros jogadores já bastante rodados, que chegaram também nessa temporada (como Renato Augusto e Douglas Costa), Diniz conseguirá equilibrar (ou não) o desempenho físico da sua equipe ao longo do ano.