O Fluminense foi campeão da Libertadores pela primeira vez, no último sábado (04), jogando no Maracanã contra o Boca Juniors. Cano abriu o placar para o Tricolor Carioca e Advíncula empatou para a equipe argentina. Na prorrogação, John Kennedy saiu do banco para fazer o gol do título.

Uma campanha memorável até a conquista do título mais importante da história do clube! Relembre toda a caminhada do Tricolor até a consagração.

Fase de grupos da Libertadores

O Fluminense começou com tudo a fase inicial da Libertadores! Jogando fora de casa o primeiro jogo, a equipe comandada por Fernando Diniz venceu de virada o Sporting Cristal por 3 a 1, na partida de estreia de Marcelo pelo Tricolor. Já no segundo confronto do grupo, o Flu derrotou o The Strongest com uma vitória simples no Maracanã. E para fechar com chave de ouro o terceiro jogo, o Tricolor enfiou uma goleada histórica no River Plate: 5 a 1 fora o baile, com direito a 'hat-trick' de Germán Cano.

Apesar do início avassalador, o Fluminense passou a oscilar na competição. Na quarta e na quinta rodada, a equipe carioca saiu derrotada e viu a sua classificação para as oitavas ficar em risco. No entanto, um empate com o Sporting Cristal na última rodada garantiu o primeiro lugar do grupo e a vaga para o mata-mata da Libertadores.

Oitavas de final

Jogando em Buenos Aires - sem Marcelo durante quase toda a segunda etapa, que foi expulso - o Fluminense conseguiu arrancar um empate fora de casa. Ávalos abriu o placar para os mandantes logo no início da partida e Samuel Xavier empatou no fim, após o goleiro Martin Arias ser expulso e um jogador de linha ir para o gol.

No jogo de volta, o Flu se impôs no Maracanã, mas teve muita dificuldade no último terço do campo. Somente nos minutos finais, Samuel Xavier e John Kennedy salvaram a pele tricolor e classificaram o time para as quartas de final da competição.

Quartas de final

Nas quartas de final, o Tricolor Carioca enfrentou o Olimpia do Paraguai - três vezes campeão da Libertadores - e não teve muita dificuldade. O primeiro jogo foi disputado no Maracanã e o Flu venceu por 2 a 0 com gols de André e Cano. Na partida de volta, a equipe que eliminou o Flamengo não teve a mesma eficiência e perdeu por 3 a 1 para o Fluminense. John Kennedy e Cano (duas vezes) garantiram a classificação.

Semifinal

Para chegar pela segunda vez à final da Libertadores e buscar o título inédito, o Fluminense teria que derrotar o Internacional na semifinal. O Tricolor saiu na frente com Cano no início do jogo, no entanto, após a expulsão de Samuel Xavier ainda na primeira etapa, o Inter virou o jogo com Hugo Mallo e Alan Patrick. No fim do segundo tempo, o artilheiro argentino salvou novamente a pele da equipe carioca e arrancou um empate.

No jogo de volta, disputado no Beira-Rio, o Fluminense estava sendo eliminado até os 10 minutos finais da partida. Foi quando apareceu os dois grandes nomes do Tricolor na competição, os mesmos que fizeram os gols do título na final contra o Boca Juniors, Germán Cano e John Kennedy. Uma virada histórica antes da grande final!