Nunca antes 7 clubes brasileiros conseguiram se classificar para a fase de mata-mata da mesma edição.
No entanto, este ano, faltando duas rodadas para terminar a fase de grupos, todas as equipes brasileiras chegam com chances de avançar para a próxima fase.
Em algumas edições da competição (desde 2013, quando as vagas destinadas ao Brasil aumentou), a marca de 6 brasileiros nas oitavas de final, foi alcançada. Ao todo, foram seis vezes que isto aconteceu.
Na atual edição da Libertadores, o Athletico-PR já garantiu a sua vaga na próxima fase. Palmeiras, Fluminense, Flamengo e Internacional podem garantir uma vaga esta semana, enquanto o Corinthians e o Atlético-MG disputarão o acesso somente na última rodada.
Com os 7 brasileiros se classificando para a fase de mata-mata, quase 50% das equipes da competição serão brasileiras, o que acaba por aumentar as chances da grande decisão ser novamente entre clubes do Brasil (assim como aconteceu nos últimos três anos).
Só para ilustrar, em 2020, a final foi disputada entre Palmeiras e Santos, no Maracanã. A equipe treinada por Abel Ferreira foi quem levantou o 'caneco'.
No ano seguinte, novamente o Palmeiras, chegou à final, dessa vez contra o Flamengo. O jogo foi disputado no Estádio Centenário, no Uruguai e terminou com o Verdão sendo campeão.
Já em 2022, foi o Flamengo quem chegou novamente na grande decisão, disputada no Monumental Banco Pichincha, no Equador, contra o Athletico-PR. O Rubro-Negro sagrou-se campeão com gol de Gabigol.
A grande final deste ano será jogada no dia 4 de novembro, no Maracanã.