O Manchester United já confirmou a contratação de Rúben Amorim, novo treinador do time. Pelo técnico português, que estava no Sporting desde 2020, os Red Devils fizeram questão de pagar o valor da sua multa rescisória estipulada em 10 milhões de euros (cerca de R$ 61,6 milhões na cotação atual). Mas afinal, quem é este treinador de 39 anos que comandou apenas um clube de grande expressão na carreira e já chama tanta atenção?

A carreira como jogador

Nascido em Lisboa, em 1985, Rúben Amorim era um meio campista e volante que atuou durante muitos anos pelo Benfica e também pelo Belenenses. Jogou pela Seleção Portuguesa durante um bom período, participando das Copas do Mundo de 2010, na Alemanha, e de 2014, no Brasil, inclusive como titular da equipe (na estreia contra Gana).

A carreira de Ruben Amorim como técnico

Se aposentou como jogador de futebol de forma precoce, aos 32 anos, em 2017. Um ano depois já iniciava a sua carreira como treinador no Casa Pia, de maneira bastante polêmica. Com poucos jogos no comando do clube português, Ruben Amorim acabou sendo suspenso por 'dar indicações para o campo' sem ter o nível exigido para o cargo, sendo apenas 'estagiário' - algo proibido em Portugal.

Após cumprir o período de suspensão, Ruben Amorim voltou a trabalhar em 2019, no comando do Braga B, e passou a treinar a garotada do clube do norte de Portugal. No fim do mesmo ano, foi promovido para a equipe principal do Braga, desta vez já com o 'nível 1' de treinador completo. Na sua rápida passagem pelos 'Guerreiros do Minho', venceu a Taça da Liga de 2020.

Foram poucos meses no comando do Braga e um excelente trabalho demonstrado, o que fez com que o Sporting o contratasse em março de 2020, pagando-lhe o valor da sua multa rescisória, de 10 milhões de euros. Na altura, o terceiro treinador mais caro de toda a história.

Na sua primeira temporada pelo time lisboeta, Amorim conseguiu alcançar um feito que o Sporting já não conseguia há 19 anos: o título do Campeonato Português. Com uma campanha brilhante, o treinador terminou aquela temporada sendo eleito o melhor técnico da competição.

Desde então, para mais do Campeonato Português de 2020/21, conquistou novamente o torneio na última temporada, além de ser campeão duas vezes da Taça da Liga e também da Supercopa de Portugal, pelo Sporting.