Dos últimos cinco campeonatos brasileiros disputados, quatro deles foram vencidos por Flamengo e Palmeiras. Em comparação às grandes ligas europeias, somente a Liga Espanhola teve uma disputa tão grande entre dois clubes nos últimos cinco anos. O Real Madrid levou dois canecos dos últimos cinco e o Barcelona outros dois.
Brasileiro já foi a liga mais competitiva
O Brasileirão sempre foi conhecido pelo alto grau de competitividade entre os clubes. Quase todos os anos boa parte das equipes tidas como “grandes” tinham sua porcentagem de chance de chegar ao título brasileiro. Mas as coisas mudaram.
Poucas vezes presenciamos uma disputa tão grande entre duas equipes durante tantos anos. Tanto a nível nacional quanto continental. São duas Libertadores para cada time nos últimos cinco anos também.
Mas ao que se deve essa hegemonia dos dois clubes? O primeiro fator e que serve para ambas as equipes é a gestão financeira de cada time. Vivemos em um momento do futebol brasileiro em que equipes completamente endividadas estão virando SAF (Sociedade Anônima do Futebol) para conseguirem sobreviver. Flamengo e Palmeiras são dois exemplos de clubes que conseguiram equilibrar as contas sem ter que virar SAF. Depois, com essa tranquilidade financeira para trabalhar, cada gestão de futebol escolhe as suas prioridades.
Elenco forte ou treinador à longo prazo
O que cada um faz com o seu dinheiro é problema de cada clube. O Flamengo, por exemplo, que tem uma receita maior que a do Palmeiras, prefere investir na contratação de grandes nomes, formando um elenco acima da média do nível nacional. Já o Palmeiras, preferiu investir na manutenção do seu treinador, dando toda a liberdade para ele montar uma equipe competitiva.
Apesar do Mengão não ter encontrado ainda o seu bom futebol neste início de ano, a tendência, tendo em vista a qualidade de seu elenco, é que a equipe evolua com o tempo e volte a fazer frente ao Verdão.
Já os torcedores das outras equipes, não podem se iludir pensando que essa hegemonia terminará tão cedo. Surpresas podem acontecer, mas o que os números e as performances dos últimos anos dizem, é que os dois grandes do Brasil atualmente são Flamengo e Palmeiras. O Brasileirão será uma disputa entre dois clubes, assim como acontece na Europa, com algumas poucas equipes correndo por fora.