O Palmeiras tem sido o clube brasileiro, junto com o Flamengo, que mais conquistou títulos nos últimos anos. Somente na 'era Abel Ferreira', foram nove. E a tendência é que este número aumente ao longo da temporada.
O técnico português, durante a sua passagem vitoriosa pelo Verdão, tem aproveitado bastante os jogadores vindos da base - garotos que foram decisivos para a conquista de todos esses títulos. No entanto, algumas dessas Crias da Academia, não tiveram sequência, perderam espaço, foram vendidas, e deixaram de ter destaque no cenário nacional.
Relembramos quem são estes jogadores e por onde eles andam; confira!
Patrick de Paula
Campeão de duas Libertadores, Copa do Brasil, Recopa e dois Campeonatos Paulista, Patrick de Paula brilhou com a camisa alviverde durante o ano de 2020 até 2022. Foi vendido para o Botafogo no início de 2022, naquela que foi a maior transferência da história do clube, onde permanece até hoje. No entanto, pela equipe carioca, o volante, que hoje tem 24 anos, acumulou uma série de graves lesões e pouco jogou.
Gabriel Veron
Gabriel Veron fez parte do mesmo time que Patrick, e foi peça essencial de Abel, principalmente na campanha do título da Libertadores de 2021. Quem não se lembra da jogada do atacante que gerou o gol de Dudu contra o Atlético-MG? Veron era uma das maiores promessas da base alviverde, mas após perder um pouco de espaço no elenco titular, se transferiu para o Porto em julho de 2022 por 10 milhões de euros. Pela equipe portuguesa, o atacante jogou por duas temporadas, recebeu poucas oportunidades e conviveu com uma série de lesões. Hoje, com 21 anos, atua no Cruzeiro por empréstimo.
Renan
Outra das Crias da Academia que não conseguiu ver sua carreira evoluir foi Renan. O zagueiro que tinha um potencial enorme jogou pela equipe alviverde de 2020 até 2022, e depois foi emprestado para o Bragantino. Contudo, após se envolver em um acidente de carro que acabou matando um motociclista, o jogador acabou sendo preso. Renan pagou fiança pelo crime, obteve liberdade provisória e hoje atua no Shabab Ah-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos.
Wesley
Deste ciclo vitorioso do Palmeiras, Wesley foi uma das 'crias' que permaneceu por mais tempo no Verdão. Autor do gol do título alviverde na Copa do Brasil de 2020, o atacante se transferiu para o Cruzeiro em 2023 em busca de um maior protagonismo. No entanto, devido a fase de reestruturação da Raposa, que não contava com um elenco tão recheado quanto o do Palmeiras, Wesley acabou tendo dificuldade de colocar em prática o seu bom futebol. Na atual temporada, o Internacional, de Porto Alegre, comprou o jogador de 24 anos por cerca de 10 milhões de reais.
Lucas Esteves
Lucas Esteves recebeu a sua promoção para o elenco principal do Verdão em 2020 e teve muitas oportunidades na equipe de Abel. Apesar de nunca ter sido titular absoluto, o lateral foi útil nas duas conquistas da Libertadores, Paulistão e Copa do Brasil. Perdeu espaço no time ao longo de 2021, e saiu por empréstimo para três equipes diferentes ao longo dos últimos dois anos. Hoje defende as cores do Vitória, da Bahia.
Giovani
Giovani subiu para o profissional com status de uma das Crias da Academia mais talentosas dos últimos anos. Seu início foi bastante promissor e o Palmeiras aproveitou para renovar o seu contrato até 2024. No entanto, devido a sua irregularidade, o jogador foi perdendo espaço na equipe de Abel e acabou sendo vendido no meio de 2023 para o Al-Saad, do Catar. Giovani sofreu uma grave lesão antes da sua estreia, e ainda não atuou com a camisa da equipe catari.
Gabriel Silva
Gabriel Silva subiu da base alviverde em 2020 com status de atacante promissor, mas acabou não vingando. Campeão da Libertadores e da Copa do Brasil de 2020 pelo Verdão, Gabriel se transferiu para o Santa Clara, da segunda divisão de Portugal, onde permanece até hoje.