Para a surpresa de todos, Rodri, volante do Manchester City, foi eleito na noite de ontem, em Paris, o melhor jogador do mundo, da última temporada, de acordo com votação da revista France Football. O fato de Vini Jr. não ter vencido a Bola de Ouro, foi motivo, inclusive, da comitiva do Real Madrid não comparecer à cerimônia em forma de protesto. Ato por sinal, extremamente bem efetuado.
Ao analisarmos todas as edições da Bola de Ouro, é possível sim apontar algumas vezes onde o escolhido foi um tanto quanto 'questionável', como foram os casos de Michael Owen, Nedved, Shevchenko, Cannavaro e Messi (no ano passado). No entanto, nunca antes houve uma injustiça tão grande quanto a de não entregar o prêmio a Vinícius Júnior.
Rodri é, sem dúvida, um excelente jogador. Um meio campista que equilibra um time, protege sua defesa, potencializa o setor de criação, e ainda sabe chegar com intensidade na frente. Porém, sua última temporada, não chegou nem perto do que Vini Jr. fez. Aliás, também não chegou perto do que o próprio Rodri fez na sua última temporada, onde Lionel Messi acabou sendo eleito o melhor jogador do mundo.
É evidente que o título da Eurocopa, sendo o melhor jogador da Espanha no torneio, acabou influenciando na votação. Porém, querer comparar Rodri com um jogador que foi decisivo na conquista de uma UEFA Champions League e de uma La Liga, jogando no maior clube do mundo, é um tanto quanto imprudente.
Vini Jr. fez a chamada 'temporada perfeita', tirando, como é óbvio, seu desempenho na Copa América. Mas afinal, se a Copa América realmente fizesse alguma diferença, Lautaro Martínez teria que estar, pelo menos, entre os três melhores do mundo, e não está. Vinícius marcou gols determinantes (o maior deles na final da Champions), deu passes decisivos, levantou os maiores títulos com a maior equipe do globo, mas mesmo assim não venceu a Bola de Ouro.
Fato este que nos faz questionar, será mesmo que o fator campo foi o único motivo para a determinação do grande vencedor? Ou será que o fato de Vini Jr. lutar por um mundo mais justo e igualitário, de forma incisiva e implacável, incomodou tanto a ponto de terem cometido essa injustiça com o garoto? Sinceramente, essa é a única explicação, porque dentro das quatro linhas, ninguém foi melhor que Vinícius na última temporada. Aliás, fora dos gramados também nenhum jogador foi tão grande e corajoso quanto Vini.