Mesmo com uma pequena depressão na porcentagem de torcedores rubros-negros no Brasil, o Flamengo continua, de forma disparada, sendo o time de maior torcida do país. São quase seis pontos percentuais que separam a equipe carioca do Corinthians - segundo time de maior torcida do território nacional.

Recentemente, a AtlasIntel (em parceria com o Estadão) divulgou a sua atualização anual da pesquisa das maiores torcidas do Brasil. A principal mudança no quadro foi a descida dos números do São Paulo, comparado com o ano passado. Ao perder dois pontos percentuais, o Tricolor Paulista está agora praticamente 'empatado' com o Palmeiras na terceira colocação.

Um dado também interessante de se analisar, é o fato de que entre as dez principais torcidas do país, quatro delas são de times paulistas (Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos), três de equipes cariocas (Flamengo, Vasco e Botafogo), dois de times mineiros (Cruzeiro e Atlético-MG) e um de equipe gaúcha (Grêmio).

Além disso, se levarmos em conta a lista completa, ou seja, das vinte principais torcidas, é possível observar que apenas dois clubes não fazem parte da primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2024. Sendo eles: Ceará e Avaí (que atuam na Série B) e ABC Futebol Clube (que atua na Série C).

Por fim, a equipe nordestina com o maior percentual de torcida dividida pelo território brasileiro é o Bahia, que aparece, inclusive, na frente de um dos maiores clubes do Rio de Janeiro e último campeão da Libertadores da América, o Fluminense.

O ranking das maiores torcidas do Brasil:

Flamengo – 20,1%
Corinthians – 14,5%
São Paulo – 7,6%
Palmeiras – 7%
Vasco – 6,6%
Cruzeiro – 5,4%
Grêmio – 4,6%
Atlético-MG – 4%
Santos – 3,8%
Botafogo – 2,9%
Internacional – 2,9%
Bahia – 2,8%
Fluminense – 2,8%
Sport – 1,8%
Fortaleza – 1,7%
Ceará – 1,6%
Vitória – 1,6 %
ABC – 0,7%
Athletico-PR – 0,7%
Avaí – 0,7%

*fonte: AtlasIntel | Pesquisa das maiores torcidas do Brasil; atualizada no ano de 2024