Os campeonatos estaduais estão pegando fogo ao redor do Brasil. Apesar desses torneios terem perdido a credibilidade nos últimos anos, o público continua a comparecer aos estádios, e os torcedores cobram os seus times em caso de derrota. Mesmo que muitos não admitam, os estaduais ainda têm a sua importância e o seu papel em manter viva a rivalidade regional de cada estado.

Dos quatro principais torneios regionais do Brasil (Paulista, Carioca, Mineiro e Gaúcho), todos contam com regras distintas no que diz respeito ao regulamento do campeonato. No entanto, evidentemente existe sempre um líder geral da competição, mesmo que ela seja dividida em grupos. Sendo assim, confira quem é o primeiro colocado dos principais estaduais do Brasil!

Campeonato Paulista

Mesmo rebaixado para segunda divisão do Campeonato Brasileiro, o Santos se reforçou e começou 2024 com tudo. O Peixe, no momento, é o atual líder na classificação geral do Paulistão, com 19 pontos ganhos em oito jogos disputados. Caso o Santos confirme a liderança na primeira fase, a equipe terá a vantagem de decidir todos os jogos em casa na fase eliminatória da competição.

Campeonato Carioca

Após o empate contra o Vasco, o Fluminense pulou para a primeira colocação do Cariocão. No entanto, o Flamengo acabou derrotando o Bangu nesta quinta-feira (15) e regressou à liderança. Além da vantagem do empate no mata-mata, o primeiro colocado também garante o título da Taça Guanabara. Por isso, terminar a primeira fase do Campeonato Carioca na liderança, é algo muito valorizado pelos clubes.

Campeonato Gaúcho

O Internacional encabeça a classificação do Campeonato Gaúcho com 19 pontos ganhos em 8 jogos disputados. Na atual edição, dos 12 times participantes, 8 se classificam para a fase eliminatória. Sendo que o líder geral sempre tem a vantagem de decidir os confrontos em casa.

Campeonato Mineiro

Também dividido em grupos, assim como o Paulistão, o Campeonato Mineiro tinha até esta quinta-feira (15), dois times empatados na liderança geral da competição. Porém, as duas equipes se enfrentaram em um confronto direto, e o América derrotou o Cruzeiro, assumindo a ponta do campeonato.