Os números de Santos e Corinthians preocupam
Duas das mais tradicionais equipes do Brasil (Santos e Corinthians) se aproximam da reta final do Campeonato Brasileiro lutando para não cair.
Na 28ª rodada do Brasileirão, o Santos sofreu a sua maior goleada na história da competição - ao lado da derrota contra o Corinthians em 2005 - e foi parar na 18ª posição do campeonato. A derrota por 7 a 1 para o Internacional expôs as maiores fragilidades do Peixe. E também travou boa parte da esperança dos torcedores que ainda acreditavam na manutenção do time na primeira divisão.
Já o Corinthians, quase perdeu em casa para o lanterna do Brasileirão, o América-MG. O gol salvador de Giuliano nos acréscimos da segunda etapa serviu como um respiro para um time que cada vez mais vem se afundando na competição. Há 3 pontos da zona de rebaixamento, o Timão ligou o alerta vermelho.
A campanha do Corinthians em 2023 já é a sua pior na era dos pontos corridos ao lado do ano em que foi rebaixado, em 2007. Foram apenas 33 pontos conquistados após o término da 28ª rodada nas duas edições, o que preocupa ainda mais a equipe treinada por Mano Menezes. A campanha do Santos também é a sua pior na história dos pontos corridos, superando negativamente os números de 2008.
Desempenho abaixo dos demais
No entanto, o que mais preocupa os torcedores de ambos os times - mais que a pontuação de cada equipe na tabela - é o desempenho coletivo nos últimos jogos, comparado aos demais times que também lutam para não cair.
Vasco, Goiás, Bahia e Internacional apresentaram uma considerável melhora nas últimas partidas e aparentam uma postura mais determinada na luta contra o rebaixamento. O Cruzeiro, apesar de ter vencido o Atlético-MG na última rodada, ainda é uma incógnita, uma vez que dificilmente consegue fazer uma boa partida.
Já o Santos e Corinthians, são as equipes de pior desempenho ao lado de América-MG e Coritiba - que estão virtualmente rebaixados. A chegada de Mano Menezes no Timão não teve um impacto imediato no estilo de jogo do time. E a chegada de Marcelo Fernandes apenas iludiu o torcedor santista com lampejos de alguns bons momentos em determinadas partidas.
Em suma, considerando os fatos históricos, as pontuações dos times e o desempenho de ambos nessa altura do campeonato, só mesmo uma grande reviravolta pode fazer o Peixe se salvar e o Timão não afundar de vez neste Brasileirão.