A Seleção Brasileira perdeu para a Argentina por 1 a 0 no último jogo do pré-olímpico e não conseguiu se classificar para as Olimpíadas de Paris. Esta será a quinta vez que o Brasil fica fora dos Jogos Olímpicos, à semelhança das edições de 2004, 1992, 1980 e 1956. Vale recordar que a Seleção Brasileira venceu a medalha de ouro nas duas últimas edições disputadas (Tóquio 2020 e Rio 2016).

As seleções classificadas para as Olimpíadas de Paris 2024

Com a vitória sobre o Brasil, a Argentina terminou o quadrangular final do pré-olímpico Sul-Americano na segunda colocação e, junto com o Paraguai, garantiu a sua vaga para as Olimpíadas de Paris 2024.

No resto do mundo, quase todas as vagas (12 das 16) já foram definidas, com exceção do continente asiático, que ainda terá a disputa de um pré-olímpico que definirá três classificados, e da repescagem entre um representante da Ásia e da África. Vale destacar que em cada continente, o critério de classificação para as Olimpíadas pode variar.

Na Europa, Espanha, Israel e Ucrânia (semifinalistas da Euro Sub-21) foram as seleções qualificadas para o grande evento. Além, claro, da anfitriã do torneio, a França. Já na África, o Egito, Marrocos e Mali (Copa Africana Sub-23) também garantiram vaga nos Jogos Olímpicos de Paris.

Na América do Norte e Central, os Estados Unidos e a República Dominicana (Finalistas Concacaf Sub-21) foram os classificados. E na Oceania, a Nova Zelândia será a representante do continente.

Os maiores campeões olímpicos de futebol

As seleções de futebol masculino que mais vezes venceram a medalha de ouro na história das Olimpíadas, foram a Hungria e a Grã-Bretanha, com três medalhas cada. Seguidas do Brasil, Argentina, União Soviética e Uruguai, com duas medalhas de ouro.

México, Camarões, Nigéria, Espanha, França, Tchecoslováquia, Alemanha Oriental, Polônia, Iugoslávia, Suécia, Itália, Bélgica e Canadá, aparecem com uma medalha de ouro cada.

«