Longe de ser unanimidade no meio do futebol brasileiro, a Central do Apito chegou ao fim. Em comunicado, a Globo oficializou o fim dos comentários de arbitragem durante as partidas transmitidas pela emissora.
O único comentarista de arbitragem que seguirá na emissora é Paulo César de Oliveira, que participará de alguns programas da Globo. Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo foram demitidos.
Desde 1989 que a Globo escala ex-árbitros para comentar as partidas. Arnaldo Cézar Coelho foi o primeiro a iniciar essa tendência. A partir daí, outras emissoras também passaram a escalar um especialista para essa função.
Tendência europeia
É muito raro encontrar alguma emissora televisiva da Europa que tenha algum especialista de arbitragem comentando uma partida. Ainda mais agora com o uso do VAR, não existe a necessidade de um árbitro comentar e fazer algum tipo de revisão sobre as decisões tomadas em campo. A figura do árbitro de vídeo existe justamente para isso, para rever as decisões do árbitro de campo quando necessário.
Um dos grandes críticos da Central do Apito é o jornalista Mauro Cezar Pereira. Mauro sempre afirmou que os comentários dos árbitros durante a partida são desnecessários, não agregam muito às transmissões dos jogos e as vezes só causam mais polêmicas.
Parece que a Globo percebeu que a tendência a nível mundial é não ter mais um ex-árbitro a comentar sobre as decisões de outro árbitro e acabou com isso.