A Arábia Saudita confirmou nessa segunda-feira (9) algo que já se esperava: a sua intenção de sediar a Copa do Mundo de 2034.
Através de um anúncio oficial, a federação de futebol do país, divulgou por meio do X (antigo Twitter), um comunicado informando que já enviou à FIFA a carta de intenção para que os sauditas possam sediar o Mundial de 2034.
No comunicado eles também afirmam que já receberam o apoio de mais de 70 federações ao redor do mundo. Vale destacar que recentemente a FIFA divulgou que Espanha, Portugal e Marrocos serão os países sede da Copa do Mundo de 2030 - com detalhe para o jogo de abertura, que será no Uruguai, como homenagem ao centenário da competição, além de Argentina e Paraguai também receberem jogos da primeira rodada.
Possibilidade de candidatura única na Copa do Mundo de 2034
Na semana passada, a FIFA já havia estabelecido como prazo para as candidaturas da Copa de 34, a data de 31 de outubro. O prazo tão curto divulgado pela entidade máxima do futebol tem dificultado a entrada de outras candidaturas a tempo. Assim, pode ser que a única candidata seja mesmo a Arábia Saudita.
Isto porque a FIFA anunciou também que o pleito para o Mundial seria destinado somente para países da Oceania ou da Ásia. A Austrália é um dos países que ainda pode tentar a candidatura, mas pelo que tudo indica, a FIFA já tem a sua favorita.
Segundo o jornal espanhol 'Marca', a Arábia Saudita já fez um acordo político com a FIFA. No qual concordaria com todas as decisões da entidade (em relação ao Mundial de 2030) em troca de apoio das federações europeias para sediar a Copa do Mundo de 2034).