O Corinthians venceu o Cuiabá, fora de casa, por um placar de 1 a 0, na noite desta segunda-feira (28), com um gol de pênalti, marcado por Memphis Depay. O resultado fez com que o Timão deixasse a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro depois de dez rodadas consecutivas entre as últimas posições.
Assim, a equipe paulista terminou a 31ª rodada na 15ª posição, com 35 pontos ganhos - um a mais que o Bragantino, primeiro time na zona da degola. O gol que decidiu a partida para o Timão saiu aos 44' do primeiro tempo após um pênalti sofrido por Talles Magno. Memphis foi para a cobrança e converteu ao bater forte, alto e no canto esquerdo do gol.
Apesar da conquista de sair das quatro últimas colocações da tabela, o Corinthians ainda terá uma árdua tarefa pela frente para evitar a tragédia de um possível rebaixamento em 2024. Mesmo vencendo um confronto direto contra um time que também briga para não cair (o Cuiabá), a disputa pela permanência da Série A é a mais acirrada das últimas edições do Brasileirão.
Para se ter uma ideia, apenas quatro pontos separam o 18º colocado do torneio (Juventude) do 11º colocado (Grêmio). Ou seja, nada está definido entre essas oito equipes (soma-se Bragantino, Athletico, Corinthians, Vitória, Fluminense, e Criciúma, respectivamente, levando em consideração a ordem crescente na tabela).
Restando apenas sete rodadas para o término do campeonato, o Timão receberá o Palmeiras, na Neo Quimíca Arena, na próxima rodada. Logo em seguida enfrenta o Vitória (fora), Cruzeiro (em casa), Vasco (em casa), Criciúma (fora), Bahia (em casa) e por último o Grêmio (fora).
Vale recordar que a equipe paulista ainda disputa a Copa Sul-Americana. O primeiro jogo da semifinal, contra o Racing, terminou com um placar de 2 a 2. O segundo confronto está marcado para esta quinta-feira (31), às 21h30 (horário de Brasília), na Argentina.