O atacante e ídolo do Flamengo, Gabriel Barbosa, mais conhecido como Gabigol, foi suspenso do futebol por dois anos pelo TJD-AD (Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem) por tentativa de fraude em exame antidoping. No total, o julgamento terminou com cinco votos a quatro a favor da suspensão do jogador. Cabendo recurso, Gabigol e seus representantes jurídicos, com o auxílio do Flamengo, devem entrar com um recurso na Corte Arbitral do Esporte, como apontou primeiramente o GE.

A pena de dois anos começa a contar a partir do dia da tentativa de fraude do exame, que aconteceu em abril de 2023. Assim, o atleta fica suspenso até abril de 2025. Gabigol fica impedido de treinar no Flamengo e até mesmo de usar as instalações do clube.

Entenda o porquê da punição

No dia 8 de abril de 2023, Gabigol teria que colher um exame antidoping no Ninho de Urubu, mas sofreu a acusação de dificultar (tentar fraudar) o processo de coleta.

De acordo com os responsáveis pela realização do exame, o jogador não teria cumprido as instruções dos oficiais presentes no local, ignorando-os, tratando-os com desrespeito e não obedecendo o procedimento indicado.

Após ter ido almoçar sem fazer o exame, Gabigol teria pego o vaso de coleta sem o conhecimento dos agentes, e ainda se irritou que um deles o acompanhou até o banheiro. No fim, o jogador entregou o exame com o coletor aberto, o que contraria a indicação.

Qual foi a reação de Gabigol ao ser suspenso?

Em uma nota oficial divulgada nas suas redes sociais, Gabigol se manifestou após ser suspenso por dois anos. Apesar da punição desfavorável, ele ainda confia que terá sua inocência comprovada através de um recurso na instância superior. Veja a sua nota completa.

Gostaria de me pronunciar e esclarecer sobre o julgamento ocorrido hoje, em que fui suspenso por uma suposta tentativa de fraude a exame antidoping.

A despeito do meu respeito pelo Tribunal, reitero que jamais tentei obstruir ou fraudar qualquer exame, e confio que serei inocentado pela instância superior.

Desde o início da minha carreira como jogador de futebol sempre segui as regras do jogo e nunca utilizei substâncias proibidas. Já fui submetido a dezenas de testes, todos sempre negativos, o que reforça meu compromisso com meu Clube e com o torcedor brasileiro. Estou decepcionado com o resultado do julgamento. Mas seguirei cooperando com as autoridades esportivas e confiante de que minha inocência será comprovada e restabelecida pela instância superior.

Agradeço a todos pelo apoio neste difícil momento.

Gabriel Barbosa.