Pep Guardiola, treinador multicampeão por todos os clubes em que passou, concedeu uma entrevista ao canal TNT Sports e comentou sobre a atual fase da Seleção Brasileira.
O técnico do Manchester City foi questionado sobre o motivo da seca de títulos mundiais do Brasil. Já são 21 anos sem que a Seleção Brasileira conquiste uma Copa do Mundo.
Porém, Guardiola preferiu olhar para este fato com outra perspectiva, levando também em consideração a quantidade de torneios disputados em relação ao número de conquistas:
Vocês ganharam muitas Copas (5 no total), mas comparando com o número de edições que foram disputadas, não são tantas. Perderam mais do que ganharam. E o futebol é assim. Mas também é verdade que vocês ganharam mais que as outras seleções. Na verdade, eu não estou lá (no Brasil), então não sei o que faziam quando ganhavam e agora o que estão fazendo, disse o espanhol.
'O Brasil sempre será Brasil'
Pep Guardiola também foi perguntado sobre a diferença entre as seleções que se consagraram no passado em comparação à Seleção Brasileira que se vê hoje em campo. Para ele, como espectador, existe sim uma diferença, apesar de ser pequena.
Realmente é um pouco diferente (o desempenho das seleções de antigamente com a de hoje), mas o futebol também mudou um pouco. Na verdade, não estou lá. Gostaria de falar se estivesse no Brasil, assistindo ao Campeonato Brasileiro. Gostaria de falar com Fernandinho para que me diga o que acontece, o que fazem, se há ou não problemas..., afirmou o treinador.
Por fim, Guardiola terminou sua fala reforçando a força da Seleção Brasileira no cenário mundial. Segundo ele, mesmo com a seleção passando por uma má fase, 'o Brasil sempre será Brasil'.
Acredito que o Brasil sempre foi uma potência. Sempre teve grandes jogadores, e de repente, surgem três jovens de 16, 17 ou 18 anos que são melhores que os anteriores! O Brasil sempre será Brasil. Agora, o que está acontecendo atualmente, é como eu te dizia: ganharam muitas Copas, mas também perderam mais do que ganharam - em comparação com todas as edições disputadas, concluiu Guardiola.