Jürgen Klopp surpreendeu a todos nesta quarta-feira (31) ao anunciar que pode nunca mais vir a treinar uma equipe de futebol.
Após a saída do Liverpool na última temporada, o técnico alemão não havia declarado se estava se retirando para sempre da profissão, ou se apenas desejava fazer uma pequena pausa como treinador.
O esclarecimento dessa questão veio ontem num congresso de técnicos realizado na cidade de Würzburg, na Alemanha.
Klopp afirmou que sua decisão de se retirar não foi espontânea, mas sim bastante planejada, e ainda indicou que sua carreira como treinador se encerrou.
"Neste momento, acabou para mim (minha carreira) como treinador. Não parei por impulso, foi uma decisão pensada. Estou procurando paz e sossego, estou cem por cento no aqui e agora e estou gostando. Era hora de me afastar e deixar tudo para trás”, disse o alemão.
No entanto, quando perguntado sobre a possibilidade futura de voltar a trabalhar com futebol, não necessariamente na comissão técnica de alguma equipe, Jürgen Klopp não afastou a hipótese.
"Em alguns meses podemos falar novamente sobre isso. Ainda tenho vontade de trabalhar com futebol e ajudar pessoas com minhas experiências e meus contatos. Vamos ver o que haverá para mim", completou.
A carreira de Klopp
Aos 57 anos, Jürgen Klopp comandou três equipes ao longo de sua carreira como treinador. Iniciou sua trajetória em 2001, pelo Mainz 05, equipe alemã onde permaneceu durante sete anos até se transferir para o Borussia em 2008. Pelo Dortmund, fez história conquistando cinco títulos (2x Bundesliga, 2x Supercopa da Alemanha e 1x Copa da Alemanha).
Em outubro de 2015 foi contratado pelo Liverpool e por lá permaneceu até o fim da última temporada europeia. Dirigindo os Reds, Klopp conquistou a tão sonhada UEFA Champions League, o Mundial de Clubes, a Premier League, a Supercopa da UEFA, a Supercopa da Inglaterra e duas vezes a Copa da Liga Inglesa.