O Mundial de Clubes de 2025, que será disputado nos Estados Unidos, vem sendo um dos assuntos mais comentados no meio do futebol europeu. Tendo em vista o aumento da quantidade de jogos com o novo formato da UEFA Champions League e Liga Europa, assim como as inúmeras datas FIFA durante o ano, somado com os compromissos já habituais de cada país (ligas e copas), sobrou para o 'Mundial' o status de 'torneio dispensável' para os clubes do velho continente.
Com um novo formato com 32 times e um modelo parecido com o da Copa do Mundo, o Mundial de Clubes de 2025 será disputado entre o fim da atual temporada europeia e o começo da temporada seguinte. Ou seja, teoricamente no período de férias dos jogadores. Muitos clubes que não chegavam a disputar sequer 60 partidas durante um ano, serão obrigadas a disputar entre 70 e 80 jogos ao longo da temporada. Tal fato tem causado bastante descontentamento entre jogadores, treinadores e representantes das ligas europeias. Isto porque, certamente, a qualidade do futebol praticado cairá, e a probabilidade do aumento de lesões graves dos atletas é enorme.
Javier Tebas critica a FIFA e pede que Mundial não aconteça
Levando em conta todos esses aspectos, o presidente de um dos maiores campeonatos do mundo, a La Liga, deu uma declaração bombástica durante essa semana, solicitando à FIFA que cancelem o novo Mundial de Clubes. Javier Tebas afirmou que ninguém (dos sindicatos dos jogadores e ligas) está de acordo com o novo calendário estipulado, e ainda insinuou que em momentos como esses 'o dinheiro é quem fala mais alto'.
"Quero fazer um pedido ao Infantino e à FIFA em relação ao Mundial de Clubes. Vocês sabem que as ligas e o sindicato dos jogadores não querem esse Mundial. Cancelem esse Mundial agora. O problema vai chegar quando tiver terminado o Mundial de Clubes. Sabemos que haverá apenas três semanas entre a final e a primeira rodada da Premier League. São três semanas para tirar férias e se preparar para jogar mais de 80 jogos. (…) O problema é que a Uefa e a Fifa fazem mais partidas e podemos tentar dizer alguma coisa, mas nenhuma solução foi encontrada. Eles não se importam. É o dinheiro que fala", disse Tebas.
O novo Mundial de Clubes de 2025 terá cerca de um mês de duração. O torneio se inicia no dia 15 de junho e a final será disputada no dia 13 de julho. Vale recordar que Palmeiras, Flamengo e Fluminense já estão classificados.