Para quem apenas visualiza o resultado final do jogo entre Corinthians e Liverpool-URU, que terminou 3 a 0 para o Timão, mal imagina o clima que rodeou a partida realizada na Neo-Química Arena.
O protesto
Já eliminado da Libertadores, e brigando por uma terceira colocação do grupo, em busca de uma vaga na Sul-Americana, os jogadores do Corinthians não esperavam o que viria acontecer durante 35 minutos na noite desta quarta-feira (28).
Famosa por ser a torcida que canta durante os 90 minutos, independente do resultado, as organizadas do Timão passaram quase todo o primeiro tempo, sem cantar.
Como se não bastasse o silêncio das arquibancadas, grande parte dos torcedores também passaram o jogo sentados, sem se levantar. E utilizando também um nariz de palhaço.
Durante a primeira etapa, enquanto o protesto acontecia, muitas faixas foram levantadas pelas organizadas na arquibancada. Mensagens criticando a diretoria, os jogadores e também empresários que tem relação com o clube, foram expostas.
Algumas das faixas em destaque, traziam as frases:
"Diretoria omissa, corrupta e criminosa!"
"Entreguem o Corinthians para o povão!"
"Jogadores milionários, incompetentes e amadores."
"Empresários são o câncer do Corinthians."
No intervalo da partida, o protesto se reforçou com gritos da torcida, que pediam a saída do presidente Duílio Monteiro e cobravam mais atitude dos jogadores.
Medo de cair
O Corinthians se encontra em uma das piores fases do clube nos últimos anos. Com um elenco caro, muitas trocas de treinadores e inúmeros resultados negativos, a situação do time preocupa o torcedor.
Apesar de se classificar para o playoff da Copa Sul-Americana após terminar na terceira posição do seu grupo na Libertadores, o treinador Vanderlei Luxemburgo já afirmou que a prioridade do time no ano será no Brasileirão.
O Corinthians ocupa o 15° lugar do Campeonato Brasileiro, com apenas 12 pontos ganhos em 12 jogos disputados. Uma campanha pior comparada com a de 2007, quando desceu para a Série B. Por isto, o medo de cair ainda é grande dentro do clube.