O Botafogo passou fácil pelo Vasco (3 a 0) no clássico carioca disputado pela 32ª rodada do Brasileirão no Nilton Santos, e agora abriu seis pontos de vantagem para o segundo colocado. Savarino, Luiz Henrique e Júnior Santos foram os autores dos gols da vitória do Fogão sobre o Cruzmaltino.

Com o resultado conquistado, o Botafogo colocou praticamente 'uma mão na taça', tendo em vista a sua vantagem de pontos sobre o Palmeiras, além das poucas rodadas (6) que faltam para o término do Campeonato Brasileiro.

De acordo com as últimas atualizações em relação às probabilidades de título, realizadas pela UFMG, a equipe alvinegra disparou para 85.3% de chances de ser campeã nacional em 2024. Uma vantagem esmagadora para os demais times que ainda têm matematicamente chances de conquistar a taça.

Para se ter uma ideia, o Palmeiras, que até poucas rodadas atrás, era o clube com mais chances de ser campeão, caiu para apenas cerca de 10% de probabilidade de título. Além do Verdão, o Fortaleza e o Flamengo, que também eram sérios candidatos, desceram bastante devido aos tropeços das últimas rodadas.

É certo que o confronto direto entre os dois primeiros colocados, agendado para o fim de novembro pela 36ª rodada, pode modificar um pouco essas projeções. No entanto, levando em conta não só os números e resultados, mas também o desempenho apresentado dentro de campo, fica difícil apontar para uma queda do Botafogo tão brusca e repentina quanto a do Brasileirão do ano passado.

Chances de título do Brasileirão 2024:

  1. Botafogo - 85.3%
  2. Palmeiras - 10.6%
  3. Fortaleza - 3.6%
  4. Flamengo - 0.25%
  5. Internacional - 0.22%
  6. São Paulo - 0.1%