O recém campeão brasileiro, Palmeiras, estreou no Campeonato Paulista com um empate contra o Novorizontino. Apesar do resultado não ter sido positivo, outra marca foi comemorada pela torcida e equipe: Zé Rafael completou 275 jogos com a camisa do Verdão, e passou a ser o sexto jogador que mais vezes vestiu a camisa alviverde no século XXI.

Os jogadores do Palmeiras com mais jogos no século XXI

O volante palmeirense ultrapassou o ex-goleiro Fernando Prass no ranking de atletas com mais partidas no século, assumindo a 6ª colocação. O jogador que lidera a lista é Dudu, com 443 jogos disputados com a camisa do Verdão, seguido do ídolo Marcos (393), Weverton (336), Gustavo Gómez (281), Marcos Rocha (279) e Zé Rafael (275). Completando o top-10 aparecem Fernando Prass (274), Raphael Veiga (271), Mayke e Willian Bigode (253).

Zé Rafael: da mudança de posição ao pilar da equipe

Transferido do Bahia por R$14,5 milhões, Zé Rafael chegou ao Palmeiras no fim de 2018, assinando um longo contrato de cinco anos de duração. De início, o jogador começou atuando como meio campista - sua posição de origem. No entanto, após a chegada de Vanderlei Luxemburgo em 2020, o treinador acabou alterando a posição do atleta para volante. Foi após esta mudança de posicionamento em campo, que seu futebol decolou, e Zé Rafael passou a ser titular absoluto da equipe palmeirense.

Peça chave do esquema de Abel Ferreira, o volante de 30 anos foi fundamental para a conquista de duas Libertadores e dois Campeonatos Brasileiros, além de diversos outros títulos. Hoje apelidado como o 'Trem' pela torcida, Zé se tornou o pilar do meio de campo alviverde. Consequentemente, o Palmeiras renovou, há pouco tempo, o seu contrato até o fim de 2026.