O Palmeiras goleou o São Paulo por 5 a 0 no Allianz Parque, na noite desta quarta-feira (25), e ultrapassou o Flamengo na terceira colocação do Campeonato Brasileiro; a vitória igualou a maior goleada da história do clássico - o mesmo placar aconteceu em 1965 no Torneio Rio-São Paulo.

Destaque para Breno Lopes e Piquerez, que marcaram duas vezes cada. Marcos Rocha, que entrou na segunda etapa, fechou a conta para o Verdão. Com o resultado negativo, o São Paulo continua com o fantasma da zona de rebaixamento por perto. Caso o Santos e o Vasco vençam as suas partidas de hoje, o Tricolor ficará apenas a 4 pontos da zona da degola.

Gol anulado de Ríos, mas Breno marca na sequência

Abel Ferreira iniciou a partida com um esquema alternativo, utilizando três zagueiros e ocupando mais o meio de campo. A estratégia deu certo e o Verdão dominou desde o início o setor de criação. Richard Ríos abriu o placar após um cruzamento de Mayke, mas o gol foi anulado por impedimento. Poucos minutos depois, a mesma jogada se repetiu e Breno Lopes se infiltrou na área para empurrar para as redes.

De novo Breno Lopes

Dez minutos após o primeiro gol, o Palmeiras recuperou a bola no meio de campo e saiu para o contra-ataque. Richard Ríos meteu uma excelente bola de três dedos e deixou Breno Lopes na cara do gol. O atacante só teve o trabalho de tirar do goleiro e correr para o abraço.

Lucas se machuca e Piquerez amplia

Dorival mexeu duas vezes no time antes do intervalo. Nestor entrou no lugar de Gabi Neves e Rato entrou no lugar de Lucas, que saiu machucado após sentir o músculo posterior da coxa esquerda. E foi exatamente Rato que complicou ainda mais a vida do tricolor, ao fazer um pênalti sobre Zé Rafael, minutos após entrar em campo. Piquerez bateu rasteiro no canto esquerdo, Rafael chegou a tocar na bola, mas não foi o suficiente para evitar o terceiro gol do Verdão.

Muitas trocas, expulsão e emoção só para o final

Durante boa parte da segunda etapa faltou emoção. O Palmeiras, com o resultado já garantido, administrava o placar, enquanto o São Paulo tentava diminuir de alguma forma. No entanto, Rafinha recebeu o segundo amarelo após uma entrada por trás e foi expulso, complicando ainda mais a vida do Tricolor. Dorival tentou modificar o ataque colocando Luciano, mas não resultou. Abel também mexeu bastante e foram os que entraram que deram uma vida nova para o jogo nos últimos minutos.

Marcos Rocha e Piquerez completam a goleada

Quando a partida já se encaminhava para o fim, Piquerez disparou na linha de fundo e cruzou para a grande área. Marcos Rocha chegou na segunda trave e chutou de primeira para o fundo da rede. Goleada do Verdão! Mas ainda tinha mais, e de novo, com Piquerez! Três minutos antes do jogo se encerrar, o lateral uruguaio, de muito longe, mandou um chute de rara felicidade que morreu no ângulo do gol defendido por Rafael.

Fim de jogo. Resultado histórico no Choque-Rei! A maior goleada da história do confronto entre Palmeiras e São Paulo.

A folha do jogo

PALMEIRAS 5 X 0 SÃO PAULO

Palmeiras: Weverton; Mayke (Marcos Rocha), Gustavo Gomez, Luan, Murilo e Piquerez; Zé Rafael e Richard Ríos (Fabinho); Endrick (Rony), Breno Lopes (Luís Guilherme) e Raphael Veiga (Artur).

São Paulo: Rafael; Rafinha, Diego Costa, Beraldo e Caio Paulista; Gabi Neves (Nestor), Alisson (Nathan) e Michel Araujo; David (Luciano), Lucas (Wellington Rato) e James Rodríguez (Jhegson Méndez).