O Flamengo anunciou a chegada de Jorge Sampaoli com contrato até dezembro de 2024. Sampaoli foi despedido do Sevilla há pouco tempo, após uma segunda passagem conturbada pela equipe espanhola. Conhecido por exigir sempre grandes mudanças, tanto a nível de peças para o elenco, quanto ao nível de comportamento da equipe, o argentino chega com outro tipo de atitude para comandar o Flamengo.

A fórmula Flamengo

Em contraste com o tipo de atitude de Sampaoli, os últimos anos do Flamengo mostraram que é difícil impor algum tipo de mudança muito drástica no clube da gávea. Foram 6 treinadores que passaram pelo Rubro-Negro desde a saída de Jorge Jesus em 2020 e a chegada de Sampaoli.

Dos 6 treinadores deste período, pode-se dizer que o que se saiu melhor, foi o que ousou menos. Dorival Júnior chegou ano passado no Flamengo com a missão de apaziguar a crise que estava instaurada após a saída de Paulo Sousa. Dorival passou a fazer o simples. Escalou os melhores jogadores, jogando nas suas posições e sem impor nenhuma mudança muito grande no dia a dia flamenguista. Como resultado, acalmou os jogadores, deixou todos à vontade e criou um bom ambiente no grupo.

Contudo, ao fim da última temporada, a diretoria decidiu que o melhor seria a saída de Dorival e a chegada de outro português: Vítor Pereira. Vítor chegou e assim como seu colega lusitano, também propôs muitas mudanças. Tanto no esquema tático da equipe, quando nos jogadores escolhidos para inciar as partidas. A estratégia não rendeu. Outra crise se instaurou e quando pensava-se que Jorge Jesus chegaria para apaziguar os ânimos, a diretoria do Flamengo trouxe outro técnico 'renovador'.

Um novo Sampaoli?

Dos últimos clubes que Sampaoli treinou (Santos, Atlético-MG, Olympique e Sevilla), todos eles, sofreram (ou aproveitaram) com as remodelações que o argentino propôs ao longo da sua passagem. No Olympique, um dos maiores times da França, Sampaoli até chegou a pedir demissão, pelas contratações que o clube deixou de fazer a seu pedido.

Porém, dessa vez, ao que tudo indica, sua atitude será diferente no comando do Rubro-Negro. Sampaoli já se comprometeu com a diretoria do Flamengo, que será muito mais cauteloso em relação aos seus desejos de mudança. Será mesmo que o argentino conseguirá se adaptar ao modelo do Flamengo e abdicar muitas vezes das suas vontades em prol de uma harmonia do time?

No início de Vítor Pereira, parecia que a atitude do português seria essa, mas rapidamente o treinador começou a adotar a sua filosofia no dia a dia do clube. E isso não agradou. Resta saber agora, quanto tempo irá demorar para Sampaoli fazer o mesmo e como o elenco responderá, tando dentro, quanto fora de campo.