O Palmeiras precisa vencer
O Verdão vai a campo na próxima quinta-feira (29), contra o Bolívar, em jogo válido pela última rodada da fase de grupos da Libertadores.
A equipe paulista (já classificada) precisa de uma vitória para terminar em primeiro do grupo e ter um caminho facilitado nas oitavas de final da competição.
No entanto, o Palmeiras contará com o desfalque de um dos mais importantes jogadores do elenco na atual temporada: Zé Rafael (ou como a torcida gosta de chamá-lo: 'O Trem')
E agora, Abel?
Zé Rafael sofreu um estiramento no joelho direito na derrota para o Botafogo, pelo Brasileirão, e por enquanto, não foi divulgado o prazo para a recuperação do jogador (que não deve ser tão curto).
O treinador Abel Ferreira terá que quebrar a cabeça para substituir o atleta que vem sendo o pilar do meio de campo do Palmeiras, desde a saída de Danilo para o Nottingham Forest.
Sem Danilo, Abel resolveu, no início da temporada, recuar Zé Rafael para jogar como primeiro volante e posicionar Gabriel menino como segundo. A estratégia deu certo e o jogador passou a render até mais do que vinha jogando ano passado.
Responsável por obstruir as jogadas do adversário no campo de defesa e sair jogando com qualidade quando tem a posse de bola, Zé Rafael adquiriu o status de um meio campista moderno 'estilo europeu'.
Sem poder contar com o atleta, Abel tem algumas (para não dizer poucas) opções para tentar suprir a falta do seu principal volante.
As opções
Fabinho: cria da base do Verdão, o jogador de 21 anos já atuou em 18 jogos na temporada. Responsável por 15 desarmes certos no ano, o atleta que atua como primeiro volante, tem tudo para ser o substituto imediado de Zé Rafael, se levarmos em consideração as características da posição.
Gabriel Menino: também cria da base, Menino tem sido titular em quase todos os jogos do Palmeiras no ano, porém, atuando como segundo volante e, às vezes, até como um meia ofensivo. Existe a possibilidade de Abel recuar o jogador para poder substituir Zé Rafael. No entanto, Gabriel Menino não tem uma força de marcação tão grande.
Richard Ríos: último reforço do Verdão na temporada, Ríos também atua mais como um segundo volante, chegando mais no campo de ataque. Abel também pode resolver utilizá-lo de uma maneira mais recuada, mas terá o mesmo problema defensivo que teria caso optasse por Gabriel Menino.
Jailson: este sim é primeiro volante de origem. Porém, desde que voltou de uma séria lesão que o tirou da última temporda, ainda não conseguiu encontrar o seu bom futebol. Jailson acumula más apresentações no ano e ainda não readquiriu a confiança de Abel e do torcedor palmeirense.
Luan: por fim, uma alternativa pouco provável, mas que Abel já utilizou em outras oportunidades, é utilizar o zagueiro Luan, de forma improvisada, como volante. Assim, o jogador conseguiria fazer a proteção do setor defensivo, mas em contrapartida, o time perderia na velocidade e qualidade da saída de bola.