A Copa América já se iniciou e muitos espectadores se perguntam o porquê da competição, que habitualmente é disputada apenas entre representantes da América do Sul, desta vez têm equipes de fora do continente participando.

No total, seis seleções que fazem parte da América Central e do Norte estão presentes na edição de 2024 do torneio. Isto porque, a Copa América, que este ano está sendo sediada nos Estados Unidos, foi uma parceria entre a Conmebol e a Concafaf. Somando os dez times sul-americanos, mais os seis representantes da Concacaf - que se classificaram através da Nations League e uma espécie de playoff - totalizam as 16 seleções que formam a fase de grupos da competição.

A primeira vez que a Copa América permitiu a participação de equipes não sul-americanas aconteceu em 1993, com a inclusão dos Estados Unidos e México no torneio. Desde então, algumas equipes já foram convidadas para a disputa da Copa, inclusive, de fora do continente americano. Em 1999, o Japão foi convidado para o torneio sediado no Paraguai, mas acabou terminando a fase de grupos em último da sua chave. Em 2019, novamente o Japão e também o Catar fizeram parte da competição.

Ao longo das 11 edições que tiveram a participação de países fora da América do Sul, em nenhuma ocasião essas equipes acabaram conquistando o título. Assim sendo, Estados Unidos, México, Costa Rica, Jamaica, Panamá e Canadá brigam, em 2024, por uma conquista inédita na história da Copa América. Será que é dessa vez que o tabu será quebrado?