Corinthians perde e vira a chave para o Brasileirão

O Corinthians perdeu mais uma. Mas desta vez, pela Copa do Brasil. No jogo de ida das quartas de final do torneio, contra o Juventude, o Timão saiu perdendo por 2 a 0 (gols de Ronie Carillo e Danilo Boza) e diminuiu no fim da partida com Gustavo Henrique. Com o resultado negativo, a equipe paulista precisará de uma vitória na Neo Química Arena de um gol de diferença (para levar a decisão para os pênaltis) ou de dois gols (para se classificar).

Após o término da partida, o técnico Ramón Díaz admitiu que esta foi uma das piores partidas do Corinthians sob o seu comando e falou que o foco total do time agora é tentar escapar da zona de rebaixamento do Brasileirão, e não mais os torneios eliminatórios. Vale recordar que no momento o Timão é o 18° colocado do Campeonato Brasileiro, com apenas 22 pontos computados.

A partida contra o Flamengo no próximo domingo (1), na Neo Química Arena, está sendo considerada internamente como uma espécie de 'batalha do ano'. Ramón Díaz se referiu à partida como uma 'final' e o zagueiro Gustavo Henrique aponta o confronto como 'o jogo mais importante do ano'. Mas sendo realista, será que dá para o Timão vencer?

fute11.com.br
Gustavo Henrique (Icon Sports)

Histórico recente x Necessidade de vencer

O histórico recente do clássico das duas maiores torcidas do Brasil aponta para uma ampla vantagem rubro-negra. Dos últimos vinte confrontos entre as duas equipes, o Corinthians saiu vitorioso em apenas três partidas (duas delas pelo Campeonato Brasileiro de 2022 e uma pela Copa do Brasil de 2018). Nos demais jogos, o Flamengo venceu 12 vezes e empatou outros cinco.

Sim, a vantagem é gritante, para não dizer avassaladora. Se basearmos somente nestes números para construir um favoritismo para o confronto de domingo, não existe dúvida de que há uma enorme vantagem para o lado rubro-negro. No entanto, a atual situação do Flamengo de Tite acaba complexificando mais as coisas.

No momento, a equipe carioca conta com sete jogadores, que poderiam muito bem ser considerados titulares ou 'quase titulares', no departamento médico. Sendo eles: Pedro, Gabigol, Arrascaeta, Cebolinha, Viña, Michael e De La Cruz. Convenhamos, baita desfalques. Desta forma, Tite terá dores de cabeça para armar o time para um confronto, que do outro lado, está sendo considerado 'o jogo do ano'.

Há tempos (com exceção da final da Copa do Brasil de 2022) não se via um Corinthians e Flamengo com tantas expectativas. Se existe um momento ideal para o Timão iniciar uma reviravolta heróica em busca de sair do Z4, este momento chegou. Por isso, todas as fichas serão apostadas neste confronto. E quem sabe, nem que seja na base da 'raça' e força física, não haja um espaço para o Corinthians ignorar os números e vencer o grande favorito Flamengo. Nunca se sabe...