Kylian Mbappé e Neymar são, sem dúvida, dois dos maiores jogadores da história recente do futebol. Destaques da Seleção Francesa e Brasileira, os dois atletas deixaram de dividir o protagonismo do futebol mundial a partir do momento em que Neymar se transferiu para a Arábia Saudita.
Apesar do jogador brasileiro ser mais velho (diferença de sete anos), Mbappé se aproxima cada vez mais dos números e feitos do seu ex-companheiro de PSG. Atualmente, o atacante francês está próximo de, quem sabe, conquistar a sua primeira taça da UEFA Champions League, e ainda por cima, sem a ajuda de Neymar na equipe. Fator que reviveu nessas últimas semanas, a comparação entre esses dois atletas.
Existe comparação?
O título da Copa do Mundo de 2018, sendo protagonista, conta bastante para o lado de Mbappé. Já o título da Champions de 2014/15, pelo Barcelona, conta para o lado de Neymar. Por isso, uma possível conquista da Liga dos Campeões deste ano, pode fazer a balança pesar mais para o lado do atacante francês. E consequentemente, coroar o jovem parisiense como o melhor jogador do mundo na temporada.
Em termos de números, tudo também fica bastante equilibrado. Neymar já balançou 439 vezes as redes ao longo de sua carreira, a contar equipes e seleção, enquanto Mbappé marcou 328 gols (lembrando que o craque francês é alguns anos mais novo). Já pela Champions, o brasileiro leva a pior com 43 gols, ao passo que o seu ex-companheiro tem 48 tentos anotados.
No atual recorte, o equilíbrio fala mais alto. No entanto, ao analisar a perspectiva de carreira de cada atleta, é difícil imaginar que Mbappé não tenha mais relevância em termos de títulos e prêmios individuais. Uma discussão, é em relação à qualidade técnica de cada um, aspecto que Neymar certamente leva a melhor. Outra discussão é escolher quem é 'maior', em termos de grandeza e impacto para o esporte. E neste quesito, tudo aponta para o craque francês.