O Campeonato Paulista existe desde 1902. Já foi uma competição com muito mais tradição, mas ainda hoje mantém um certo nível de competitividade entre os clubes. O Corinthians é o maior campeão do torneio, com 30 títulos, seguido de Palmeiras (24), São Paulo (22) e Santos (22).

Historicamente, o Campeonato Paulista nunca deu uma margem muito grande para que os clubes menores levassem o título da competição. À excepção do Paulistano, que durante o início do século XX, conquistou 11 títulos, normalmente são os quatro maiores clubes do estado que sempre vencem.

Neste século a história ainda é pior para os clubes menores. Apenas o Ituano e o São Caetano surpreenderam as equipes grandes e foram campeões paulistas nos últimos 23 anos. Este ano, o Água Santa tentará jogar contra a estatística e vencer um campeonato dominado pelos "grandões". Para não dizer que a missão será impossível, relembramos os anos em que os clubes menores surpreenderam e chegaram ao título do estadual, no século XXI.

Ituano Campeão Paulista de 2002

Curiosamente, na edição do Campeonato Paulista de 2002, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos não participaram da competição, pois optaram por jogar o Torneio Rio-São Paulo (competição interestadual que foi disputada até o ano de 2002).

O Paulistão de 2002 teve então 12 times participantes. O campeonato foi jogado em pontos corridos, com confrontos de turno e returno e o campeão foi a equipe que mais pontuou: o Ituano, que conquistou um título inédito até então. O União São João foi a equipe vice-campeã. Um dos jogadores que fazia parte da campanha vitoriosa do Ituano e que depois se tornou um dos maiores ídolos do São Paulo, foi Richarlyson (Tricampeão do Brasil e Campeão do Mundo).

Neste ano, após o término da competição, ainda foi disputado o Supercampeonato Paulista de 2002, que participaram o Ituano, campeão paulista, Corinthians, São Paulo e Palmeiras e os três melhores times paulistas no Torneio Rio-São Paulo daquele ano. O São Paulo sagrou-se campeão da competição.

São Caetano Campeão Paulista de 2004

O Paulistão de 2004 aconteceu em quatro fases. 21 equipes disputaram o torneio, incluindo os quatro grandes do estado. Na primeira fase, os clubes foram divididos em dois grupos e os quatro primeiros colocados de cada grupo passavam. Nas quartas de final os times se enfrentaram em partida única, nas semifinais e final tiveram jogos de ida e volta. São Caetano e Paulista de Jundiaí foram as equipes que disputaram o título.

O São Caetano eliminou o São Paulo nas quartas vencendo por 2 a 0. Na semifinal eliminou o Santos. Após empatar o primeiro jogo na Vila por 3 a 3, o time comandado por Muricy Ramalho goleou o Peixe por 4 a 0 no Anacleto Campanella. Na final, venceu os dois jogos contra o Paulista. O primeiro por 3 a 1 e o segundo por 2 a 0.

Vale lembrar que o São Caetano chegou a ser uma das principais equipes brasileiras durante o começo do século XXI. Foi vice-campeão da Libertadores e também do Campeonato Brasileiro. Só para se ter uma ideia, no ano de 2004, o São Caetano iniciou o Paulistão com Tite no comando da equipe mas despediu o treinador para contratar Muricy Ramalho. Dois dos maiores treinadores que o Brasil já teve.

Ituano Campeão Paulista de 2014

Depois de um grande salto de 10 anos, o Paulistão teve novamente como campeão, uma equipe do interior. E de novo foi o Ituano. Em 2014 iniciou-se um novo formato da competição, que vigora até os dias de hoje. 20 clubes, divididos em quatro grupos com cinco equipes cada, enfrentam apenas os clubes de outros grupos, os dois melhores de cada grupo se classificam e se enfrentam em mata-mata a partir das quartas de final.

O Ituano se classificou em segundo no seu grupo, logo atrás do Botafogo-SP. O Corinthians ficou em terceiro e não se classificou. Nas quartas de final, Ituano e Botafogo-SP se enfrentaram, o jogo terminou 0 a 0 no tempo regulamentar e o Ituano venceu nos pênaltis. Também houve disputa em jogo único na semifinal e o Ituano levou a melhor sobre o Palmeiras, vencendo por 1 a 0. Na final, o time de Itu enfrentou o Santos. Venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e perdeu o segundo pelo mesmo placar. Sagrou-se bicampeão paulista vencendo a disputa nos pênaltis.

O Ituano em 2014 adotou uma estratégia defensiva e conseguiu vencer a competição. Porém, ao contrário de 2002, onde os grandes clubes de São Paulo não participaram da competição, em 2014 o Ituano deixou para trás o Corinthians na fase de grupos, o Palmeiras na semifinal e o Santos na final. Um trabalho excelente do treinador Doriva, que ficará marcado para história do clube e da competição. Sem dúvidas, uma campanha que pode inspirar muito a equipe do Água Santa, na disputa do Campeonato Paulista deste ano.