Pode comemorar torcedor alviverde, o Palmeiras é Tricampeão do Campeonato Paulista! Depois de perder o jogo de ida por 1 a 0 na Vila Belmiro, o Verdão se impôs no Allianz Parque, derrotou o Santos por 2 a 0, com gols de Raphael Veiga e Moreno, e novamente levantou a taça do estadual. Com o título, Abel Ferreira bateu um recorde histórico e ainda se emocionou com homenagem da torcida; confira!

A homenagem da torcida à Abel

Antes de iniciar os 90 minutos, a torcida palmeirense, sabendo da necessidade de mais uma virada para conquistar o título, resolveu fazer uma grande homenagem à Abel Ferreira e elenco.

Com um mosaico grandioso, digno de comparação com clubes europeus, a torcida alviverde formou a bandeira de Portugal de um lado do estádio, com uma imagem tridimensional, que passeava pela arquibancada, de um barco com os jogadores e comissão técnica do Verdão.

A emoção foi tanta que, no momento em que Abel Ferreira entrou em campo com os seus atletas, e observou o mosaico construído pela torcida, não aguentou e derrubou lágrimas no rosto.

Após a conquista do título, em entrevista coletiva, o treinador alviverde comentou sobre a homenagem e disse: "Eu fiquei mais emocionado com aquilo que o nosso torcedor nos fez, do que com o título. Naquele momento meu coração transbordou, da palavra amor. Eles (torcedores) dizem que sou um deles e sou mesmo. Eles dizem que me amam e eu também vos amo. Foi muito lindo o que fizeram, comoveram, e muito, a mim e à minha comissão técnica."

O jogo: Palmeiras tricampeão depois de 90 anos

O Palmeiras precisava vencer a partida por dois gols de diferença para ser campeão, sem necessidade de ir para os pênaltis. Para isso, Abel escalou um time mais ofensivo, abrindo mão de um terceiro zagueiro para colocar Lázaro pela ponta esquerda.

Com uma postura bastante incisiva, o Verdão tentou abrir o placar já nos minutos iniciais, mas se surpreendeu com um Santos muito bem posicionado, e com vontade de propor jogo. O Palmeiras teve a primeira grande chance com Mayke, mas Gil, de maneira heroica, tirou em cima da linha.

Poucos minutos depois, João Paulo derrubou Endrick, e após checagem no VAR, foi marcado um pênalti para o Verdão. O garoto pegou a bola na mão, mas entregou para Veiga. O camisa 23 chutou alto, no meio do gol, e abriu o placar para o Palmeiras no Allianz.

O Alviverde voltou do intervalo diferente, com Richard Ríos no lugar de Zé Rafael, o que deu mais mobilidade ao meio de campo. Porém, o Santos também voltou com outra atitude, e equilibrou a partida. Após um chute de Otero, foi a vez de Mayke tirar em cima da linha.

Instantes depois, Piquerez fez uma excelente jogada pelo lado esquerdo e cruzou para a grande área. Flaco López escorou de cabeça e Aníbal Moreno chegou para empurrar para o fundo da rede. Depois do gol, foi só segurar o jogo e comemorar o tricampeonato paulista depois de 90 anos do mesmo feito.

fute11.com.br
Endrick (Reprodução/Instagram)

O recorde de Abel Ferreira

Com o 10° título conquistado no comando da equipe alviverde, o português Abel Ferreira empatou com Osvaldo Brandão, como o treinador com mais títulos da história do Palmeiras. Um feito histórico para um técnico que chega apenas ao seu quarto ano de clube.

Os títulos de Abel: Copa Libertadores da América (2020 e 2021), Copa do Brasil (2020), Recopa Sul-Americana (2022), Campeonato Paulista (2022, 2023 e 2024), Campeonato Brasileiro (2022 e 2023) e Supercopa do Brasil (2023).

fute11.com.br
Abel Ferreira emocionado com a homenagem da torcida. (Reprodução/X)