Antes de se iniciar o Brasileirão de 2023, muitos diziam que Flamengo e Palmeiras disputariam o título da competição nacional. Contudo, o Flamengo ainda vive uma fase bastante irregular e outra equipe do Rio de Janeiro tomou o seu status de 'favorito'.

Regularidade

O Fluminense, comandado por Fernando Diniz, vem mostrando ser uma equipe muito sólida, tanto ofensivamente, quando defensivamente. No ano de 2023, o Tricolor disputou 25 partidas e perdeu apenas 5. O Fluminense ocupa a 3ª colocação do Brasileirão, atrás somente do Botafogo e do Palmeiras. Já o Anvi-Verde, tem apenas 2 derrotas no ano e por enquanto está na liderança do Campeonato.

A maior virtude de um time em uma competição de pontos corridos será sempre a regularidade. Uma equipe que alterna rotineiramente entre boas e más apresentações, provavelmente não terá condições de brigar pelo título da competição.

Isto não quer dizer que a equipe campeã obrigatoriamente tem que jogar bem todas as partidas, mas a maioria delas. E outra, cada equipe tem uma estratégia de jogo específica que potencializa essa regularidade.

Por exemplo, se formos comparar o estilo de jogo do Palmeiras com o do Fluminense, é possível identificar muitas diferenças.

Estilo Diniz

O Fluminense, independente do adversário que enfrenta, tenta sempre deter a posse de bola do jogo. O time Tricolor valoriza a troca de passes da defesa até o ataque e as transições curtas até encontrar brechas de espaço para acionar seus atacantes.

Algo muito próximo com o que se faz de mais moderno na Europa, pelo Guardiola, por exemplo. Só que ao invés de Haaland para colocar a bola nas redes, o Flu tem o Cano, que em relação ao número de gols, não fica muito atrás do norueguês.

No futebol brasileiro, o treinador Fernando Diniz é o único que ousa implementar este estilo de jogo. Diniz já sofreu muito em outras equipes, justamente pela falta de regularidade que este método causava nos times. Porém, o técnico evoluiu bastante nos últimos anos e os jogadores do Fluminense se adaptaram muito bem ao seu estilo. Resta saber se a regularidade que Diniz alcançou com o Flu, se manterá até o fim da temporada.

Estilo Abel

No início do seu trabalho na equipe Alvi-Verde, Abel Ferreira adotou uma abordagem muito mais defensiva do que se vê atualmente no time. O Palmeiras foi campeão da Libertadores de 2020 jogando de maneira defensiva. No ano seguinte, Abel começou a soltar mais a equipe e sempre que enfrentava um time com um elenco mais fraco, tentava se impor ofensivamente. Com essa pequena mudança, o Palmeiras foi novamente campeão da Libertadores de 2021.

Contudo, o time de Abel não conseguia vencer o Brasileirão, justamente pelo fato da competição ser em pontos corridos. O Palmeiras era um time muito competitivo, mas nem tanto regular, e uma competição de mata-mata era muito mais acessível ao estilo de jogo e o desempenho da equipe durante a temporada.

No entanto, assim como Fernando Diniz, Abel Ferreira aprimorou o seu próprio trabalho no último ano, transformando o Palmeiras na equipe mais regular do país. A solidez defensiva continua como maior mérito do seu estilo, mas outra virtude surgiu para complementar o seu trabalho: a intensidade do setor de criação.

O Verdão joga atualmente com volantes de muita pegada, mas também de muita agressividade ofensiva e seus atacantes estão buscando sempre o gol, sem muita enrolação na jogada. O Palmeiras não precisa ter mais posse de bola que o adversário para ganhar uma partida, ou até mesmo vencer por goleada. Na final do Campeonato Paulista, por exemplo, o Água Santa terminou a partida com mais posse de bola, mas o Verdão venceu aplicando uma goleada de 4 a 0.

Em resumo, Fluminense e Palmeiras são as equipes mais regulares do país no momento, cada um com o seu estilo. Se levarmos este fator como primordial para a disputa do título, este Brasileirão, será um duelo entre os dois.