Após o episódio do dia 21 de maio, onde Vinícius Júnior foi alvo de uma série de ataques racistas por parte da torcida do Valencia, a pressão internacional em cima da Espanha aumentou e as instituições do país começaram a agir.

No entanto, vale relembrar que não é de hoje que Vini Jr. vem sofrendo racismo por lá. Foram inúmeras vezes que conseguiram registrar imagens de atos racistas contra o jogador durante toda a temporada. E até então, nada havia sido feito a respeito.

A BBC publicou recentemente uma lista com 10 vezes em que Vini Jr. foi vítima de crime de ódio.

O próprio Vinícius Júnior compartilhou um vídeo em suas redes sociais onde aparecem diversas imagens de incidentes como o do último domingo. O jogador ainda pontuou:

"O que falta para criminalizarem essas pessoas? E punirem esportivamente os clubes? Por que os patrocinadores não cobram a La Liga? As televisões não se incomodam de transmitir essa barbárie a cada fim de semana?"

"Racismo é crime. Não punir é ser cúmplice."

Relembre todas as vezes em que Vini Jr. foi brutalmente atacado na Espanha:

24 de outubro de 2021

Durante o jogo contra o Barcelona, um torcedor fez ataques racistas ao atacante brasileiro. O caso foi à justiça, mas as autoridades alegaram que não conseguiram identificar o agressor.

14 de março de 2022

Durante a vitória do Real Madrid, contra o Mallorca, na cidade de Palma, ao comemorar um gol, Vinícius foi atacado por torcedores na arquibancada, que proferiram gritos racistas contra o jogador. No entanto, também arquivaram o caso.

15 de março de 2022

Durante o programa de TV espanhol 'El Chiringuito', o Presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores, Pedro Bravo, usou um termo racista para criticar Vini Jr.

Pedro Bravo disse que Vinícius deveria parar de 'fazer macaquice'. Além disso, ele completou dizendo: "Você tem que respeitar o rival. Se quer dançar, que vá ao sambódromo no Brasil".

18 de setembro de 2022

Antes do confronto entre Atlético de Madri e Real Madrid, dezenas ou até mesmo centenas de torcedores do Atlético chamaram Vinícius de macaco na parte de fora do estádio. Muitos vídeos foram veiculados como prova, mas novamente, nada foi feito.

30 de dezembro de 2022

Durante uma partida contra o Valladolid, Vini Jr. foi substituído da partida. Ao dirigir-se para o banco de reservas, o jogador ouviu gritos declaradamente racistas direcionados a ele. Os torcedores envolvidos foram identificados, receberam uma multa e foram banidos do estádio do Valladolid. Nada mais foi feito.

25 de janeiro de 2023

Antes de mais um confronto entre Real e Atlético de Madri, torcedores do Atlético penduraram um boneco enforcado em uma ponte, vestido com uma camisa de Vini Jr. Os torcedores envolvidos no caso só foram identificados agora (4 meses depois do ocorrido). Quatro suspeitos foram presos essa semana.

5 de fevereiro de 2023

Novamente em uma partida contra o Mallorca em Palma, Vinícius foi vítima de um ataque racista durante o jogo. Um torcedor foi identificado e proibido de voltar ao estádio do clube. No momento, o torcedor ainda está sendo processado.

18 de fevereiro de 2023

Na vitória do Real Madrid contra o Osasuna, Vini Jr. foi novamente alvo de discurso de ódio, por parte dos torcedores do Osasuna, antes e durante a partida. Nenhum torcedor envolvido recebeu punição.

5 de março de 2023 

Jogando contra o Betis em Sevilha, Vinicíus foi chamado de macaco por torcedores na arquibancada. O caso foi encaminhado para a justiça espanhola mas nada ainda foi feito.

19 de março de 2023

Durante o jogo entre Barcelona e Real Madri, jogado na Catalunha, torcedores do Barça insultaram de maneira racista e ainda gritaram "Morra, Vinícius" durante a partida. A LaLiga fez uma queixa formal na Justiça após o ocorrido.

21 de maio de 2023

O último episódio de insultos racistas contra Vinícius Júnior aconteceu no último domingo, dia 21, na cidade de Valência, durante o confronto entre o Valencia e Real Madrid. Antes mesmo da partida iniciar, torcedores chamaram Vini de macaco na parte externa do Mestalla.

Durante o jogo, diversos torcedores continuaram com os insultos dentro do estádio e o árbitro interrompeu a partida momentaneamente. Vini Jr. conseguiu identificar um torcedor e o confrontou.

Essa semana 3 suspeitos foram presos mas em seguida liberados pela polícia. Eles irão responder na justiça por acusação de crime de ódio.