O Vasco da Gama segue sem embalar no Brasileirão. Em partida válida pela 10ª rodada, o Cruzmaltino visitou o Juventude, no Alfredo Jaconi, e saiu derrotado por 2 a 0, gols de Lucas Barbosa e Jean Carlos. Essa foi a terceira derrota do Vasco (em quatro jogos) no comando de Álvaro Pacheco, o que rendeu, horas depois, o seu despedimento.
Sem conseguir desempenhar um bom futebol e com o acúmulo de maus resultados, o fim do técnico português na equipe Cruzmaltina chegou. Após decisão do presidente do clube, Pedrinho, o Vasco anunciou o desligamento de Álvaro Pacheco do comando da equipe.
Contratado no início do mês, o treinador fez sua estreia no dia 2 de junho, contra o Flamengo. A primeira impressão do seu trabalho não poderia ter sido pior: a maior derrota da história do Vasco contra o Rubro-Negro, 6 a 1, em pleno Maracanã.
O resultado histórico teve um grande impacto na continuidade do seu trabalho, que prosseguiu ladeira a baixo. Em quatro partidas disputadas sob o seu comando, o Cruzmaltino somou apenas 1 ponto, em um empate sem gols contra o Cruzeiro. Ao todo, foram 10 gols sofridos e apenas um marcado durante os quatro jogos.
A nota oficial do Vasco comunicando a demissão do treinador:
"O Vasco da Gama comunica que Álvaro Pacheco e sua comissão foram desligados do comando técnico da equipe. O clube agradece aos profissionais e deseja sorte na sequência de suas carreiras.
Rafael Paiva assume o comando interinamente."