Austrália desiste de Copa do Mundo mas quer sediar outras competições
A Austrália desistiu da sua candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2034. Em comunicado divulgado nesta terça-feira (31), a Federação Australiana de Futebol (Football Austrália) escreveu:
"Exploramos a oportunidade de nos candidatarmos para sediar a Copa do Mundo da FIFA™ e – tendo levado todos os fatores em consideração – chegamos à conclusão de não fazê-lo para a competição de 2034."
No entanto, apesar de ter aberto mão do Mundial Masculino de 2023, a Austrália completou o comunicado afirmando que irá tentar sediar a Copa da Ásia Feminina de 2026 e também o Mundial de Clubes Masculino de 2029 - que passará a ser disputado a cada quatro anos e com 32 equipes.
Vale recordar que recentemente a Austrália, ao lado da Nova Zelândia, foram os países sede da Copa do Mundo Feminina de 2023, que teve a Espanha como grande vencedora.
Copa do Mundo 2034 terá candidatura única da Arábia Saudita
Com a desistência da Austrália, tudo indica que a Copa do Mundo de 2034 será na Arábia Saudita. Isto porque o prazo para a comunicação de intenção de candidatara se encerra justamente nessa terça-feira (31).
Até o momento, a Arábia Saudita é a única candidata para sediar a competição, e afirma já ter o apoio de mais de 70 confederações. Assim, como a FIFA estabeleceu que apenas países da Ásia e da Oceania poderiam concorrer à sede da Copa de 2034, é mais do que provável que o torneio tenha apenas uma candidatura.