Recentemente, logo após a goleada levada pelo Manchester City, contra o Sporting, de Portugal, pela UEFA Champions League, Pep Guardiola chegou a afirmar, de forma irônica e brincalhona, que após a derrota acachapante sofrida pela sua equipe, ele não teria mais capacidade de ser o treinador da Seleção Brasileira.
No entanto, uma informação divulgada pelo site The Athletic deu a entender que a afirmação de Guardiola não era assim 'tão irônica' quanto todos achavam. Isto porque, de acordo com o veículo, a entidade máxima do futebol brasileiro (CBF) já traçou uma estratégia para a contratação do treinador.
De acordo com o jornal, Guardiola já teria, inclusive, gostado da ideia de vir a treinar a Seleção Brasileira em um futuro próximo. Vale recordar que o contrato do técnico espanhol com o City encerra ao fim da atual temporada.
A CBF, nomeadamente através do seu presidente Ednaldo Rodrigues, já teria entrado em contato com Pep Guardiola, por diversas vezes durante o corrente ano. Apesar de no momento Dorival Júnior estar comandando a Seleção Brasileira, ainda não existe uma unanimidade, principalmente em relação ao torcedor brasileiro e imprensa, de que o ex-técnico do São Paulo é o nome ideal para treinar o Brasil durante a próxima Copa do Mundo.
Pelo que tudo indica, o desfecho do futuro de Guardiola está relacionado com a sua última temporada pelo Manchester City, mas também com o desempenho de Dorival na frente da seleção. Caso Guardiola acabe não renovando com a equipe inglesa e a seleção de Dorival Júnior continue instável, existe sim a possibilidade do técnico espanhol vir a treinar o Brasil entre 2025 e 2026.