A Conmebol, entidade que regula o futebol sul-americano, anunciou uma novidade radical para a Copa América 2024, que será disputada em breve nos Estados Unidos: o uso do cartão rosa.
O cartão será utilizado em casos extremos de concussão cerebral ou traumatismo craniano de um atleta em campo.
Sendo assim, sempre que ocorrer tal acidente, o árbitro da partida será obrigado a acionar o cartão rosa, e a equipe do atleta terá direito a uma substituição a mais. Ou seja, ao invés de cinco, o treinador poderá fazer seis mudanças em campo, de maneira extraordinária. Vale ressaltar que a parada para a substituição deste jogador lesionado, não contará com uma das três disponíveis por jogo para cada time.
A Copa América se inicia dia 20 de junho e vai até o dia 14 de julho.
Confira o comunicado oficial da Conmebol anunciando a implementação do cartão rosa na competição:
"A Direção de Competições e Operações da CONMEBOL anunciou que, além das cinco mudanças por equipe autorizadas pelo regulamento, uma sexta mudança em potencial será acrescentada para cuidar da saúde dos jogadores.
Essa é uma substituição extra frente à suspeita de traumatismo craniano e concussão cerebral. Para isso, o árbitro principal ou o quarto árbitro deverá ser informado e um cartão rosa será utilizado."