O jornal esportivo Marca, da Espanha, promoveu nesta segunda-feira (11) a premiação mais tradicional do futebol espanhol, intitulada "Prêmios Marca". A cerimônia, além da bonita homenagem que foi feita para as vítimas das enchentes em Valência, buscou reconhecer os grandes destaques da última temporada no futebol do país. No entanto, acabou por, assim como a Bola de Ouro, não entregar nenhum prêmio a Vini Jr.

Jude Bellingham, apesar de não ter comparecido à festa de entrega dos prêmios - fato que fez com que o diretor do jornal criticasse a postura do Real Madrid em não enviar seus jogadores -, foi considerado o melhor jogador do último Campeonato Espanhol, superando o brasileiro Vinícius Júnior.

O meia inglês foi o grande vencedor do troféu Di Stéfano, mas como já referido, não compareceu para receber o prêmio. Além do jogador do Real, Unai Simón (Athletic Bilbao) foi galardoado como o goleiro menos vazado, Míchel (Girona), como melhor treinador, e Isco (Betis), como uma espécie de 'craque da galera' por votação popular.

Além dos prêmios principais referentes à primeira divisão (La Liga), o jornal Marca também reconheceu os grandes nomes da divisão inferior, com destaque para Braithwiate, hoje jogador do Grêmio, que foi o grande artilheiro do torneio no último ano atuando pelo Espanyol.

Os treinadores espanhóis Luis de La Fuente e Santi Denia também foram homenageados durante a cerimônia. O primeiro deles pelo título da Eurocopa, conquistado no comando da Seleção Espanhola, em julho deste ano. E o segundo deles pela medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris, ao vencer os donos da casa (França), em agosto de 2024.