A fase pré-eliminar da Libertadores já começou. Nesta terça-feira (20), Always Ready e Sporting Cristal entraram em campo, naquela partida que entrará para a história como a 'mais alta' da Libertadores.
Isto se deu pelo fato de que, o primeiro jogo da disputa eliminatória, aconteceu no estádio Municipal de El Alto. O segundo estádio mais alto do mundo, e o de maior altitude utilizado em uma Libertadores. Localizado na cidade de El Alto, na Bolívia, o estádio está situado a 4.090 metros acima do mar.
Mesmo com esta altura impressionante, a Conmebol liberou a utilização do local, após realização de reformas nas suas instalações, bem como a troca do gramado sintético para natural. Vale recordar que apesar da liberação, a arena conta com um histórico trágico. Em 2019, um árbitro apitava uma partida do Campeonato Peruano, quando sofreu um mal-estar em campo e não resistiu. A investigação não apontou relação entre o que ele teve com a altitude do estádio, mas o caso acendeu o alerta para os perigos que podem ser trazidos à saúde, quando se pratica esporte nessas condições.
Em busca de uma vaga na fase de grupos da Libertadores
A estreia do estádio na competição aconteceu ontem (terça-feira). E o Always Ready contou com a ajuda da altitude, para enfiar uma goleada histórica no Sporting Cristal, do Peru. A partida terminou 6 a 1 para os donos da casa, com direito à gols de dois jogadores brasileiros: Wesley da Silva e Robson Matheus.
A partida de volta entre as duas equipes acontecerá no próximo dia 27 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Nacional de Lima, no Peru.
O vencedor deste duelo enfrentará o vencedor do confronto entre Puerto Cabello (VEN) x Nacional (URU), para assim definir quem será o classificado para a fase de grupos da Copa Libertadores da América.