Mesmo com um a menos desde o fim da primeira etapa, a Colômbia conseguiu segurar o resultado de 1 a 0, vencendo o Uruguai e avançando para a grande decisão da Copa América. A Seleção Colombiana enfrenta a Argentina, na final do torneio, no próximo domingo.
Lerma foi o autor do gol da partida, com mais uma assistência do 'craque do torneio', James Rodríguez. O jogo também ficou marcado por conta de uma briga generalizada que aconteceu após a partida, começando primeiro com troca de agressões entre jogadores, escalando depois para a torcida. Confira!
Como foi a partida
Apesar do início bastante pegado e equilibrado, o Uruguai foi quem teve duas chances claras de abrir o placar nos primeiros minutos. E nas duas oportunidades, Darwin Nuñez, de frente para o gol, acabou chutando para fora.
O ditado não falha: 'quem não faz, toma". Usando a bola parada como solução, já que não estava conseguindo furar a zaga uruguaia com a bola rolando, a Colômbia abriu o placar com uma jogada de escanteio. James Rodríguez cobrou na segunda trave, Jefferson Lerma subiu mais alto e cabeceou no cantinho, para o fundo da rede.
Bastaram cinco minutos para que a festa colombiana fosse 'parcialmente' estragada. Após ter a chance de virar o placar com Richard Ríos, que parou no goleiro, Muñoz levou o segundo cartão amarelo por uma cotovelada e foi expulso. O jogo foi para o intervalo com a Colômbia tendo a vantagem no placar, mas com uma desvantagem numérica de jogadores.
Na segunda etapa, o Uruguai foi para cima, mas poucas chances criava. Marcelo Bielsa decidiu mudar e colocou mais três homens de frente: Arrascaeta, Suárez e Cannobio. As alterações deram certo e a Celeste passou a ficar mais perto do gol. A primeira oportunidade clara veio com Suárez, que acertou uma bomba na trave. A segunda veio com Valverde, que chutou de fora da área e a bola passou raspando.
O jogo começou a esquentar, com faltas duras e ânimos exaltados. A Colômbia via o Uruguai pressionar, passando a explorar o contra-ataque de maneira precisa. Uribe teve duas chances cara a cara para definir a partida, mas parou em Rochet. Sem forças, o Uruguai pouco fez nos minutos finais e a partida terminou 1 a 0.
Confusão generalizada
Após o apito final, uma confusão no gramado, envolvendo Luís Suárez e Miguel Borja, se iniciou. A briga acabou tomando proporções maiores e a pancadaria correu solta entre jogadores e comissão técnica dos dois times.
Nas arquibancadas, o clima também esquentou e os jogadores uruguaios foram defender a torcida celeste. Núñez e Araújo trocaram agressões com torcedores colombianos e a confusão tomou uma dimensão incalculável. Depois de um bom tempo, a segurança conseguiu conter os ânimos e os dois lados se dispersaram.