O Flamengo venceu o Fluminense em um jogo de detalhes. Gabigol começou a partida no banco. Evérton Ribeiro também. Matheus França e Everton Cebolinha iniciaram o jogo pelas pontas. Estratégia ousada do português Vítor Pereira, mas que no fim acabou por dar certo. Ayrton Lucas foi o destaque da partida.

O jogo

O Flamengo começou o jogo tentando trabalhar a bola no meio de campo e ofereceu perigo com um chute de fora da área de Cebolinha, que passou raspando a trave. Contudo, durante o restante da segunda etapa, foi o Fluminense quem teve a maior posse de bola. A equipe de Fernando Diniz tinha controle do meio de campo e conseguia fazer boas transições de jogadas. Como resultado, quase chegou ao primeiro gol após um passe errado de Gerson que gerou um contra-ataque. Arias perdeu o gol cara a cara com Santos.

O Flamengo tentava chegar ao gol adversário, mas de uma forma desorganizada. Normalmente com transições diretas para Pedro. Teve uma boa oportunidade com o camisa 9 após uma confusão dentro da área, mas parou em Fábio.

Primeiro gol

O Flamengo voltou para a segunda etapa com o mesmo time. Já o Fluminense, sacou o Keno para entrar Gabriel Pirani. O Rubro Negro voltou com outra postura e buscou ficar mais tempo com a bola. Desse modo, após uma bela transição da ponta direita para o meio, Pedro deu de calcanhar para Cebolinha, que por sua vez viu Ayrton Lucas chegando pela esquerda sozinho, deu um belo passe e o lateral chutou de primeira para abrir o placar para o Mengão.

Ayrton Lucas já vinha sendo o melhor jogador do Flamengo na partida. Consistente na defesa e incisivo no ataque, o lateral do Fla é o jogador que acumula as melhores atuações no comando de Vítor Pereira. Mesmo com Filipe Luis recuperado de lesão, hoje Ayrton Lucas talvez seja um dos poucos titulares absolutos no esquema do treinador.

Ayrton Lucas no jogo contra o Fluminense. (Icon sport)
Ayrton Lucas no jogo contra o Fluminense. (Icon sport)

Segundo gol

Com 20 minutos do segundo tempo, Vítor Pereira colocou em campo o quarteto de medalhões do Flamengo. Gabigol, Evérton Ribeiro, Vidal e Filipe Luis entraram e um minuto depois saiu o gol do Flamengo. Após uma boa troca de passes no meio de campo, Evérton Ribeiro encontrou Ayrton Lucas, que avançou pela ponta esquerda e cruzou para Pedro ampliar o placar para o Rubro Negro. Flamengo 2 x 0 Fluminense.

A dúvida passou a ser como o Flu iria reagir à desvantagem no placar. E não foi da melhor maneira. Dois minutos após sair o gol, Samuel Xavier foi expulso após uma entrada desleal em Ayrton Lucas. Vermelho direto. Assim sendo, com um a menos, o Fluminense se defendeu o restante da partida e conseguiu levar para o segundo jogo uma desvantagem de apenas dois gols. Em suma, pelas circunstâncias do jogo, acabou por estar de bom tamanho.

O segundo jogo da final do Campeonato Carioca será disputado no próximo domingo (9), também no Maracanã. Fernando Diniz terá uma difícil missão, visto que precisará vencer por uma diferença de três gols para ser campeão, ou de dois para levar a decisão para os pênaltis.

A folha do jogo

Flamengo 2 x 0 Fluminense

Flamengo: Santos; Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira (Filipe Luís); Varela, Thiago Maia (Vidal), Gerson (Matheus Gonçalves) e Ayrton Lucas; Matheus França (Everton Ribeiro), Cebolinha (Gabigol) e Pedro.

Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, David Braz (Lima), Nino e Alexsander; André, Martinelli (Felipe Melo) e Ganso; Jhon Arias, Keno (Gabriel Pirani, depois Vitor Mendes) e Cano.