O início até o recorde

Abel Ferreira estava empatado com Felipão, 10 decisões cada no comando do Palmeiras. Com a vitória de ontem Abel passa a ser o treinador com mais finais disputadas na história do clube. E detalhe, em um espaço de tempo muito curto. Abel chegou ao Palmeiras em 2020, logo depois do clube ter ganho um Campeonato Paulista.

Um dos grandes facilitadores do trabalho de Abel foi, sem dúvidas, Vanderlei Luxemburgo.
Abel assumiu o comando do Palmeiras em 2020 com a casa bem arrumada. Não era como se o treinador estivesse chegando em um clube em crise. Luxemburgo fez um bom trabalho e foi Campeão Paulista derrubando um jejum de 12 anos. Abel impôs seu método de trabalho aos poucos, tornou o time mais competitivo e foi acumulando decisões e títulos.

Rony com a bola sofrendo marcação dos jogadores do Ituano (Icon Sport)
Rony com a bola sofrendo marcação dos jogadores do Ituano (Icon Sport)

O jogo

O Palmeiras teve o controle de quase todo o jogo contra o Ituano. Na primeira etapa, Weverton mal trabalhou. O meio de campo e as laterais do campo eram controladas pelo Verdão. Zé Rafael fez mais uma excelente partida, ditando o ritmo do jogo com a bola e sendo efetivo na recuperação dela.

Mesmo assim, não foram tantas chances claras de gol criadas no primeiro tempo comparado ao volume de jogo do Palmeiras. O time de Abel pecava no último passe e também na finalização. Das vezes que acertou o gol, parou no goleiro Jefferson Paulino. Na melhor chance, Breno Lopes aproveitou um cruzamento, mas Jefferson fez uma defesa incrível com os pés.

Na segunda etapa o Palmeiras continuou pressionando até que o gol saiu depois de um cruzamento na área, Gustavo Gomes cabeceou, Jefferson fez uma boa defesa, a bola sobrou na pequena área e após um leve desvio de um jogador do Ituano, Murilo completou de cabeça para a rede. 1 a 0 Palmeiras e parecia que vinha mais.

Após o gol, a equipe de Abel continuou melhor na partida, mas passou a dar mais espaço para o Ituano jogar. O Ituano tentou igualar o jogo. Seu treinador, Gilmar Dal Pozzo, fez 5 alterações, mas que não surtiram o efeito desejado. O Ituano pecou sempre na última bola e o jogo terminou mesmo 1 x 0 para o Palmeiras.

A final será disputada em dois jogos contra o vencedor de Água Santa x RB Bragantino.

A folha do jogo

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino (Fabinho), Raphael Veiga (Jailson) e Bruno Tabata (Breno Lopes); Dudu (Mayke) e Rony (Rafael Navarro). Técnico: Abel Ferreira

ITUANO: Jefferson Paulino; Raí Ramos, Claudinho, Bernardo e Iury; Lucas Siqueira (Nascimento), José Aldo (Rafael Carvalheira) e Eduardo Person; Gabriel Barros (Hélio), Paulo Victor (Felipe Saraiva) e Quirino (Rafael Silva).