O Fluminense é campeão da Recopa Sul-Americana! Em partida disputada no Maracanã, o Tricolor Carioca venceu por 2 a 0 a LDU (placar agregado 2 a 1), com dois gols de Jhon Arias, e vingou as duas decisões já perdidas contra a equipe equatoriana (Libertadores 2008 e Sul-Americana 2009).

Um título inédito do time comandado por Fernando Diniz, que disputou a Recopa pela primeira vez em sua história. Confira os destaques da partida!

Os destaques do jogo

O Tricolor teve o domínio de toda a partida. No entanto, na primeira etapa, a equipe carioca encontrava dificuldade de se infiltrar na grande área do adversário. Assim, o Flu passou a tentar explorar a bola parada. As duas melhores chances aconteceram após cobranças de falta de Jhon Arias. Na primeira delas, Ganso desviou de cabeça para cima do gol. E na segunda, Cano quase marcou no rebote.

A equipe da LDU entrou com uma proposta de jogo defensivo, explorando os contra-ataques. Estratégia que deu certo no primeiro tempo. Ganso até tentou furar o bloqueio com um bonito chute de fora da área, mas Domínguez fez uma excelente defesa.

Na volta do intervalo, Diniz mudou a equipe. Precisando do resultado, o técnico tirou Felipe Melo e colocou John Kennedy na partida. Porém, foi a LDU quem teve a primeira chance clara. Piovi fez fila na defesa Tricolor, e quando já estava cara a cara com Fábio, viu Thiago Santos se recuperar e dar um bote antes do chute.

O Flu continuava com maior posse de bola, mas dessa vez Kennedy conseguia ser o ponto de infiltração na área adversária. Após receber um passe de cabeça de Martinelli, o camisa 9 chutou forte, de esquerda, mas a bola morreu na rede pelo lado de fora.

O tão esperado gol só veio sair aos 31' minutos. Depois de boa jogada trabalhada, a bola sobrou para Samuel Xavier na ponta direita. O lateral cruzou na cabeça de Jhon Arias, que deslocou o goleiro e saiu para o abraço. Fluminense 1 x 0 LDU.

Porém, o Flu levou um banho de água fria poucos minutos depois. Kennedy entrou solando em uma dividida, e foi imediatamente expulso pelo árbitro. No entanto, mesmo com um a menos, o Tricolor continuou pressionando e no finalzinho da partida, Renato Augusto, que havia entrado no lugar de Ganso, foi derrubado dentro da área e o juiz marcou pênalti.

Jhon Arias foi para a cobrança. Caminhou devagar, deu uma paradinha, mas chutou forte e alto no canto esquerdo. Fluminense 2 x 0 LDU. Tricolor campeão da Recopa Sul-Americana!

A folha do jogo

FLUMINENSE 2 X 0 LDU

Fluminense: Fábio; Samuel Xavier (Guga), Thiago Santos, Felipe Melo (John Kennedy) e Diogo Barbosa (Marcelo); André, Martinelli e Ganso (Renato Augusto); Jhon Arias, Keno (Douglas Costa) e Cano. Técnico: Fernando Diniz.

LDU: Domínguez; Quintero, Adé, Mina e Quiñónez; Piovi, Zambrano (Estrada) e González (Alzugaray); Estupiñán (Jhojan Julio), Valverde (Villamil) e Jan Hurtado (Arce). Técnico: Adrián Gabbarini.

Assista aos gols

Gol de Jhon Arias aos 31' segundo tempo.

Gol de Jhon Arias aos 45' segundo tempo.