A Seleção Brasileira decepcionou a torcida presente na Arena Pantanal com um jogo tecnicamente fraco. O resultado: um empate por 1 a 1 contra a Venezuela. Gabriel Magalhães, de cabeça, foi o autor do gol do Brasil, enquanto Eduard Bello, de bicicleta, empatou no fim para a equipe venezuelana. Após o apito final, os jogadores brasileiros deixaram o campo sob vaias da torcida, com Neymar levando até um balde de pipoca na cabeça.
Com o ponto conquistado, o Brasil caiu para a segunda colocação das Eliminatórias. Já a Argentina, que venceu mais uma partida e manteve o 100% de aproveitamento, passou a liderar o torneio qualificatório. O Brasil viaja agora para Montevideo, onde enfrentará a Seleção do Uruguai no histórico Estádio Centenário. Será o primeiro jogo 'grande' da Seleção sob o comando de Fernando Diniz.
O jogo - Brasil x Venezuela
Primeira etapa
BRASIL DOMINANDO! O Brasil iniciou a partida com o domínio da posse de bola. Nos primeiros minutos, via-se logo a tentativa de exercer o estilo de jogo de Fernando Diniz sobre o adversário. Neymar era o grande responsável por mediar o setor criativo e foi dos pés dele que quase saiu o primeiro gol. No entanto, após um excelente chute de esquerda do camisa 10, o goleiro venezuelano acabou impedindo o gol.
POUCA CRIATIVIDADE! A Seleção passou a investir todas as suas jogadas de ataque apenas pelo lado esquerdo do campo. Contudo, Vini Jr. não estava em uma noite inspirada e teve uma atuação apática. Na medida em que o tempo ia avançando, o Brasil começou a errar muitos fundamentos técnicos - principalmente passes - e o jogo foi ficando morno. Enquanto o Brasil não conseguia criar e atacar com precisão, a Venezuela não fazia questão de jogar e se trancava no campo defensivo. Assim terminou o primeiro tempo, sem nenhuma chance clara de gol criada pelas duas equipes.
ESTREIA NA SELEÇÃO! No fim da primeira etapa, Danilo saiu da partida lesionada e deu lugar ao estreante Yan Couto, que com poucos minutos já se monstro confiante e pronto para disputar posição na lateral.
Segunda etapa
GOL DO BRASIL! O Brasil voltou do intervalo o mesmo e não demorou muito, para enfim, abrir o placar. Logo aos 5 minutos, após escanteio batido por Neymar, Gabriel Magalhães subiu mais alto que todo mundo e cabeceou para o fundo da rede. Foi o primeiro gol do zagueiro do Arsenal pela Seleção. Brasil 1 x 0 Venezuela.
SOTELDO COLOCA FOGO NO JOGO! Após o gol brasileiro, Fernando Diniz resolveu mexer e colocou Gabriel Jesus no lugar de Richarlison. A Venezuela também aproveitou a pausa para lançar Soteldo na partida. Enquanto o Brasil caia de produção após abrir o placar, a Venezuela crescia em campo, principalmente com as jogadas criadas por Soteldo, no lado esquerdo do campo.
ROTEIRO INVERTIDO! Com o tempo, a Venezuela passou a conseguir ficar mais com a bola no pé e a Seleção passou a explorar os contra-ataques. Como resposta, Diniz colocou Gerson e André em busca de recuperar o domínio no meio de campo, mas a tentativa não surtiu efeito.
EMPATE DA VENEZUELA! A partida já se encaminhava para os minutos finais com uma vitória da Seleção - apesar de uma apresentação fraca. No entanto, o futebol não deixou barato e castigou a equipe brasileira. Após cruzamento de Savarino, Eduard Bello - que entrou na segunda etapa - pegou de bicicleta, quase já caindo no chão, e deixou tudo igual no placar. Brasil 1 x 1 Venezuela.
A folha do jogo - Brasil 1 x 1 Venezuela
Brasil: Ederson, Danilo (Yan Couto), Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; Casemiro (André), Bruno Guimarães (Gerson) e Neymar; Rodrygo, Vini Jr (Matheus Cunha) e Richarlison (Gabriel Jesus). Técnico: Fernando Diniz.
Venezuela: Romo; Alexander González, Osorio, Ángel e Makoun; Herrera (Cásseres), Rincón (Júnior Moreno), Machís (Soteldo) e Sosa (Bello); Córdova (Savarino) e Salomon Rondón. Técnico: Fernando Batista.