O Brasileirão se iniciou neste último fim de semana com a arbitragem seguindo à risca a nova orientação: 'tolerância zero' nas reclamações de jogadores e comissão técnica.
Ao todo, foram distribuídos 21 cartões para jogadores e treinadores nessa primeira rodada de Campeonato Brasileiro. O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, foi expulso. Barbieri, do Vasco, também.
Novas orientações
Os árbitros distribuíram cartões seguindo a nova recomendação da CBF: 'tolerância zero'.
Algumas novas medidas foram estabelecidas para o Brasileirão deste ano, bem como a validação do gol na mesma linha e a não autorização da provocação de um goleiro na cobrança de pênalti, mas foi a tolerância zero em reclamações, que sobressaiu na vista do torcedor durante a primeira rodada.
Abel Ferreira foi o primeiro a sofrer na pele com a nova medida. O treinador do Palmeiras estreou na competição recebendo um cartão vermelho. Essa já é sua sétima expulsão pelo Verdão. Abel já levou 43 cartões. Para este ano, tendo como base essa primeira rodada, o comandante do Palmeiras terá que se conter caso não queira aumentar este número negativo de sua carreira.
O site UOL teve acesso às súmulas dessa primeira rodada e divulgou que os árbitros aplicaram 21 cartões por reclamação. A descrição dos juízes na súmula seguiam o padrão: "desaprovar com palavras ou gestos as decisões da arbitragem". Dessa forma, fica mais do que claro, que não será tolerada nenhum tipo de reclamação mais assertiva para com os árbitros do Campeonato Brasileiro.