O Corinthians divulgou através de suas redes sociais o novo uniforme (primeira e segunda camisa) que será usado pelo clube. A nova linha é inspirada no movimento dos anos 80, a 'Democracia Corinthiana'.
Após a derrota para o Remo no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, o departamento de marketing do Corinthians aproveitou para lançar o novo uniforme do Timão. Alguns torcedores acharam o momento inoportuno e se manifestaram nas redes sociais. A página corinthiana 'Time do Povo foi uma delas.
Democracia Corinthiana
A nova linha de uniforme do time paulista se inspirou no movimento da Democracia Corinthaina, que aconteceu durante os anos 80, quando o Brasil ainda era uma ditadura. A Democracia Corinthiana foi um movimento inaugurado pelos jogadores do Timão naquela época e tinha como líderes Sócrates, Casagrande, Wladimir e Zenon. É considerado como um dos maiores movimentos ideológicos da história do esporte brasileiro e reconhecido também como uma das ações mais relevantes na luta contra a ditadura.
O movimento lutava contra o fim do período ditatorial brasileiro mas também lutava contra a forma autoritária de gestão do clube. Muitas das decisões internas do Corinthians naquela época definiam-se por meio do voto dos profissionais do clube. O voto de um jogador valia tanto quanto ao de um treinador ou até mesmo de um funcionário. A Democracia Corinantina chegou ao fim após Sócrates e Casagrande se transferirem de clube.
A estreia da nova camisa será já neste fim de semana, no primeiro jogo do Corinthians pelo Campeonato Brasileiro, contra o Cruzeiro, na Neo Química Arena. Em suas redes sociais, o clube descreveu a nova linha assim: "Inspirada na Democracia Corinthiana. O estilo icônico dos anos 80 com detalhes que trazem o passado para o futuro de uma nova maneira. Uma homenagem ao movimento que definiu pra sempre o jeito Corinthiano de ser."