O futebol é repleto de histórias curiosas e até Lionel Messi, o craque argentino que já é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, não escapa.

Recentemente, o primeiro contrato de Messi com o Barcelona (que estava nas mãos de Horacio Gaggioli, primeiro empresário do jogador) entrou em leilão com um valor inicial de R$ 2 milhões e foi vendido por quase R$ 5 milhões. No entanto, um fato surpreendente percorre essa história inusitada: o primeiro documento assinado por Messi, atestando que ele seria jogador do Barça, foi assinado em um guardanapo.

É isso mesmo, ainda no fim do século passado, Messi era apenas um garotinho que brilhava nos gramados do Newell's Old Boys, da Argentina. Até que um dia, um representante da equipe catalã, chamado Carles Rexach, viu Messi jogar nos campos de Rosário.

Espantado com o talento assustador daquele jovem franzino, o cartola do Barça quis correr contra o tempo para assegurar que Messi seria jogador do Barcelona. Assim, de uma maneira inusitada e improvisada, o representante do clube espanhol decidiu selar o primeiro contrato de Messi (representado pelo seu pai Jorge Messi) em um guardanapo.

"Em Barcelona, no dia 14 de dezembro de 2000, na presença de (Josep Maria) Minguella e Horacio (Gaggioli), Carles Rexach, diretor esportivo do Barcelona, concorda, sob sua responsabilidade e independentemente de divergências, em contratar o jogador Lionel Messi desde que os valores acordados sejam honrados", diz o guardanapo com o contrato.

fute11.com.br
O primeiro jogo de Messi com a camisa do Barcelona, contra o Porto, em 2003. (Icon Sport)

Depois de oficializado o acordo, Messi se mudou para a Espanha, passando a jogar nas categorias de base do Barcelona. Estreou como profissional aos 16 anos, em 2003, em um amistoso contra o Porto, no mesmo dia da inauguração do Estádio do Dragão. Depois disso, o resto é história...