Depois de um ano, reencontra os gols
Diogo Jota era para ter sido um dos grandes nomes a disputar a Copa do Mundo de 2022 por Portugal. Contudo, se lesionou nas vésperas da competição, em outubro de 2022. Voltou a jogar pelo Liverpool em março deste ano, depois de quase 5 meses parado.
No último jogo válido pela Liga Inglesa, o Liverpool venceu, fora de casa, o Leeds, por uma goleada de 6 a 1. Diogo Jota marcou dois dos gols e foi elogiado pelo seu treinador Jürgen Klopp. Jota não marcava um gol pelo Liverpool há mais de um ano.
"Fez um grande jogo. Os jogadores trabalharam muito nos treinos. Agora, finalmente temos todos de volta, esperamos que assim continue. Muitos jogadores mereciam começar de início frente ao Leeds"
Klopp, em entrevista pós-jogo contra o Leeds
Jota começou como titular o jogo contra o Leeds e marcou seu primeiro gol na partida aos 7' do segundo tempo após um excelente passe de Curtis Jones. O português não marcava pelos Reds desde abril do ano passado, quando anotou um gol em um empate contra o Manchester City na 32ª rodada da Premier League. Jota ainda fez seu segundo gol contra o Leeds no fim da partida para sacramentar, de vez, o fim do jejum.
Em entrevista ao canal português Eleven, o jogador falou sobre sua seca de gols e se referiu a uma fala de Cristiano Ronaldo em relação ao jejum vivido.
"Tem uma frase que o Ronaldo disse e ficou na minha cabeça. ('Os gols são como o ketchup'). Sabemos como é o futebol. As coisas mudam rápido"
Diogo Jota
Início em Liverpool
Vale relembrar que o início de Diogo Jota em Liverpool foi avassalador. Na sua primeira temporada, em 30 partidas disputadas, o português marcou 13 gols e deu 1 assistência pelos Reds. Sua performance pelo clube inglês chamou a atenção do técnico de Portugal, que começou a convocar Jota frequentemente para a Seleção Portuguesa e rapidamente virou titular da equipe, fazendo uma frente de ataque com Cristiano Ronaldo.
Na sua segunda temporada, Diogo Jota disputou 55 partidas, fez 21 gols e deu 8 assistências. Contudo, antes de se lesionar seriamente em outubro de 2022, o português já vinha em queda fazia alguns meses. Não marcava um gol desde abril de 2022. Daquela data para agora, foi mais de um ano de apreensão, até que reencontrasse o caminho do gol novamente.
O último jogo do Liverpool na Premier League serviu como momento de redenção para Jota. Resta esperarmos para ver se realmente 'Os gols são como o ketchup', e se daqui para frente, eles voltarão a ser parte da rotina deste atacante português que ainda tem muito pra dar para o futebol mundial.