Vergonha ou resultado normal?

O Brasil levou de 4 de Senegal e passou vergonha em Lisboa (isto se levarmos em conta a história da camisa canarinho).

Porém, se a análise for feita em relação ao Brasil de hoje, a derrota por 4 a 2 para Senegal, não passa de um resultado absolutamente normal.

Na partida de ontem, viu-se uma equipe objetiva, técnica e rápida contra uma equipe displicente, sem comando, lenta e sem opções. Não precisa de muito para saber qual delas é o Brasil.

fute11.com.br
Brasil x Senegal (Icon Sport)

Tite, com um longuíssimo processo, conseguiu dar uma unidade à equipe (mas só para se defender). Quando precisou atacar, em duas Copas, não conseguiu. Não seria Ramon Menezes a conseguir este feito em um espaço tão curto com os mesmos jogadores.

Senegal (e principalmente Mané) deu um baile técnico (e tático) no Brasil. Para quem estava presente no estádio, assustou a apatia que os jogadores e comissão técnica apresentaram durante os 90 minutos. Em nenhum momento, parecia que estavam representando a maior campeã do mundo.

Quando reclamam que o torcedor brasileiro se distanciou da seleção, o correto é dizer que os jogadores que se distanciaram da 'ideia' do que é vestir uma camisa da seleção. E isto, queira ou não, perpassa para o torcedor.

Com este elenco, Ancelotti não é garantia de sucesso

Em meio a novela chamada 'Em Busca de Ancelotti', a Seleção Brasileira vem colecionando decepções. Será mesmo que o prestigiado treinador italiano aceitaria uma proposta de treinar esta equipe?

Fato é que, mesmo com Ancelotti chegando, um êxito na próxima Copa do Mundo, será muito, mais muito difícil de alcançar.

fute11.com.br
Carlo Ancelotti (Icon Sport)

E você pode pensar: mas o Brasil não tem jogadores nos melhores clubes da Europa? Sim, mas quais deles são protagonistas? Poucos.

O Brasil de hoje serve apenas como exportador de jogadores que sabem cumprir uma função específica em equipes europeias.

Esqueçam o passado, a Seleção Brasileira atual, está longe de ter o mesmo peso de antes. Uma Seleção que depende de Paquetá para armar o time e de Richarlison para concluir ao gol, é uma seleção fora do comum?

Brasil é freguês dos europeus (e agora dos africanos)

Todos sabem que nas últimas cinco Copas, o Brasil foi eliminado sempre por uma equipe europeia. No entanto, para quem pensava que a Seleção não conseguia competir apenas com as equipes do 'velho continente', errou feio.

Nos últimos seis jogos da Seleção Brasileira, quatro foram contra equipes africanas e o Brasil perdeu em três oportunidades. Não pode ser uma coincidência, a Seleção que já foi a mais respeitada do mundo, hoje aparece entre as equipes do segundo escalão mundial.

fute11.com.br
Torcedores de Senegal (Icon Sport)

Sem Neymar em boa forma e Vini Jr. em um mau dia, qualquer seleção pode derrotar a nossa. Até mesmo as mais fracas podem surpreender. É uma crise técnica tamanha que não tem prazo para terminar.

Nossa história nunca será apagada, mas basta de nos iludirmos pensando que ainda somos os melhores. Algo precisa mudar. Quem sabe com Ancelotti. Mas só quem sabe...