Seleção Paraguaia

Recentemente levantou-se a questão na imprensa brasileira e também estrangeira, de que a Seleção Italiana e também a Seleção do Paraguai, sondaram o atacante brasileiro para defender as cores desses países. A informação foi levantada primeiramente pela ESPN. Pepê atua em Portugal mas tem passaporte italiano, já a sua ascendência paraguaia vem por parte da mãe Zunilda Aquino.

Em uma entrevista após o jogo do Paraguai contra o Chile, na última data FIFA, o próprio treinador do Paraguai, Guillermo Schelotto, já confirmou que existe sim a possibilidade do brasileiro defender a seleção paraguaia.

"Existe a possibilidade de eles (Pepê e Maurício, do Internacional) se naturalizarem paraguaios, mas não posso obrigá-los. Não tive contacto com eles. São eles que devem dar o passo em frente. Eles têm de mostrar que querem jogar aqui pela seleção"

"Agora, se me perguntam como eles jogam, eu digo que jogam muito bem. Sem qualquer dúvida."

Pepê com a camisa do Porto. (Icon Sport)
Pepê com a camisa do Porto. (Icon Sport)

Seleção Italiana

A imprensa italiana também discutiu sobre a possibilidade de Pepê jogar pela Itália. Vale lembrar que a Seleção Italiana, nos últimos anos, contou com muitos jogadores nascidos no Brasil mas que defenderam ou ainda defendem a Azzura. Jorginho, Rafael Toloi, Emerson Palmieri, João Pedro e Luiz Felipe são alguns desses nomes.

Alguns meios de comunicação da Itália publicaram recentemente que a federação do país fez uma lista de jogadores que nasceram na América do Sul mas tem nacionalidade italiana, e que são alvos de possíveis convocações para a seleção. Pepê é um desses nomes. Resta saber agora se a convocação realmente virá e se o jogador irá aceitar defender as cores da Azzura.

Seleção Brasileira

Entretanto, o jornalista Rafael Reis, do Uol, levantou durante essa semana, a possibilidade do jogador do Porto vir a ser uma opção para as próximas convocações da Seleção Brasileira. Mas não para jogar na sua posição habitual, pelas pontas, mas sim, como lateral direito.

Após a saída de Daniel Alves da seleção (o jogador ainda continua preso na Espanha), o Brasil passou a sofrer muito para encontrar substitutos para a posição. Na última convocação, Emerson Royal jogou como titular, mas ainda não convenceu. Pepê seria então, uma das opções para a lateral, uma vez que já atuou na posição em algumas ocasiões pelo Porto e se saiu muito bem.

O treinador do Porto, Sérgio Conceição, sempre que precisa, sabe que pode contar com Pepê para jogar pela lateral. Já foram quase dez partidas iniciadas como titular da posição. Pepê é muito forte jogando pelas beirada e faz o corredor muito bem. Com um aprimoramento defensivo, Pepê pode vir a ser uma das opções para o futuro treinador da Seleção Brasileira. Caso isso aconteça, o Brasil será, sem dúvidas, a seleção escolhida para o jogador defender. Mas caso a convocação não venha, Paraguai e Itália já estão na fila de espera pelo jogador.