Botafogo vence o Palmeiras e aumenta vantagem
Cinco pontos separavam Palmeiras e Botafogo antes do jogo entre as duas equipes, válido pela 12ª rodada do Brasileirão.
Uma vitória do Verdão fazia com que a equipe de Abel continuasse na vice-liderança, reduzindo a desvantagem para apenas 2 pontos.
No entanto, quem saiu vitorioso do grande confronto foi o Botafogo. Agora, mais líder do que nunca, o Glorioso abriu 8 pontos de vantagem para o Palmeiras (que caiu para a quarta colocação) e 7 pontos do Grêmio (atual vice-líder do campeonato).
Mesmo assim, muitos ainda duvidam da força da equipe treinada por Luis Castro, quando se leva em conta um campeonato de pontos corridos com 38 rodadas.
Porém, as estatísticas e até mesmo o desempenho do time em campo, mostram que o Botafogo tem tudo para manter a regularidade durante o ano.
Melhor defesa do campeonato
Depois do término da 12ª rodada do Brasileirão, o Botafogo detêm a marca de melhor defesa do campeonato com apenas 7 gols sofridos em 12 jogos. A mesma marca do Palmeiras campeão brasileiro do ano passado, depois de 12 rodadas disputadas.
O técnico Luis Castro conta com uma defesa sólida, fria e acostumada com jogos grandes e não esconde que o seu conceito de jogo, mora muito na força do seu setor defensivo.
Sua estratégia começa desde o campo de ataque, construindo uma marcação alta, sempre que possível, induzindo o time adversário ao erro.
Dessa forma, o Botafogo recupera a bola de maneira mais rápida e não deixa o adversário chegar com tanta frequência dentro da sua área. Neste Brasileirão, o Glorioso é a equipe que menos sofre finalizações por jogo.
Uma vez que as equipes não conseguem construir tanto as suas jogadas de infiltração pelo meio, a alternativa passa a ser lançar a bola na área.
No entanto, a defesa do Fogão trabalha tanto este tipo de jogada nos treinamentos, que acaba ficando difícil dos adversários chegarem por cima também. O Botafogo tem mais de 50% de aproveitamento nos duelos aéreos neste Brasileirão.
Mentalidade forte
Nos últimos anos, a equipe do Palmeiras treinada por Abel Ferreira mostrou a importância do lado mental dos atletas, para a conquista de títulos.
O Botafogo ainda não conquistou um troféu de grande expressão desde quando voltou da Série B, porém, é perceptível a mentalidade e o grau de competitividade que os comandados por Luis Castro, apresentam durante os 90 minutos de uma partida.
Um elenco que não é recheado de estrelas, mas sabe muito bem o que faz, as suas funções em campo e os seus objetivos individuais e coletivos no jogo. Por exemplo, Tiquinho Soares mesmo sendo o homem gol do time, participa ativamente do jogo coletivo, cumprindo a sua função tática com perfeição.
Com o foco somente no Campeonato Brasileiro (a Sul-Americana deve ser deixada como plano B durante a temporada), tudo aponta para que a equipe carioca chegue no fim do ano disputando o título de campeão brasileiro (algo que não acontece desde 1995 - 28 anos de jejum).
E se alguém ainda considera o Glorioso uma surpresa, pode ser que esta 'surpresa' perdure até o fim do Brasileirão.