O Brasil não iniciou bem o quadrangular final do pré-olímpico. Com uma derrota já no primeiro jogo, a Seleção Brasileira ainda está em uma situação muito delicada e periga ficar fora das Olimpíadas de Paris 2024. No entanto, é preciso ressaltar que após a vitória contra a Venezuela, o Brasil só depende de si para se classificar.
Vale relembrar que das quatro equipes do quadrangular final (Argentina, Brasil, Paraguai e Venezuela), apenas as duas mais bem colocadas se classificam. Ou seja, as duas que pontuarem mais. No momento, a Seleção é a segunda colocada com três pontos, por isso, uma derrota ou empate no domingo (11) contra a Argentina pode custar a classificação.
Relembre todas as vezes em que a Seleção Brasileira derrapou no pré-olímpico e acabou ficando fora das Olimpíadas.
1980 - Olimpíadas de Moscou
No pré-olímpico de 80, sete seleções sul-americanas brigaram por duas vagas no evento. Infelizmente, o Brasil, que era comandado por Jaime Valente, ficou apenas na quinta colocação e não se classificou para as Olimpíadas. No final, Colômbia e Venezuela foram as duas seleções classificadas naquele ano.
1992 - Olimpíadas de Barcelona
Com Cafu e Roberto Carlos nas laterais, a Seleção Brasileira novamente derrapou em um pré-olímpico e não conseguiu vaga para as Olimpíadas de Barcelona. O torneio classificatório foi disputado em duas fases, no entanto, o Brasil sequer passou da primeira e acabou não disputando o quadrangular final.
2004 - Olimpíadas de Atenas
Ricardo Gomes foi o técnico do Brasil no pré-olímpico de 2004, disputado no Chile. O treinador contava com uma geração muito promissora: Robinho, Diego, Elano, Nilmar e Maicon eram alguns desses atletas. Apesar de conseguir se classificar para o quadrangular final, a seleção tropeçou contra o Paraguai no último e decisivo jogo, ficando fora das Olimpíadas de Atenas.